Destaques

Manifestação de entidades de arquitetura busca assegurar a preservação de características originais de hospital em reforma

Após manifestação conjunta de 19 instituições e entidades ligadas à Arquitetura e Urbanismo, o Secretário da Saúde da Bahia Fábio Vilas-Boas informou, em perfil de rede social, ter aprovado a alteração do projeto de reforma do Hospital Octávio Mangabeira, buscando preservar características originais da edificação, construída na década de 40.

No comunicado, o secretário assegura a preservação das varandas abertas das extremidades do prédio e do hall de entrada, em estilo Art Decó e mármore Carrara. Estas modificações foram alinhadas em reunião com o Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural da Bahia (IPAC).

Entidades destacam que a garantia de preservação de certas características arquitetônicas contidas no projeto original resguarda a plasticidade do conjunto e a memória do patrimônio, sem que isso represente prejuízo de qualquer natureza às inovações necessárias próprias de ambientes de saúde.

 

Sobre o Hospital

Localizado no bairro do Pau Miúdo, o Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM) é uma unidade de saúde de grande porte, inaugurado em 1942. Há 20 anos foi reconhecido como Centro de Referência para Doenças Respiratórias, principalmente para tratamento de pacientes diagnosticados com tuberculose.

O HEOM atua na assistência do tratamento da tuberculose, asma grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, controle do tabagismo e fibrose cística. Em 2009, passou a ser também, na Bahia, Unidade de Referência para o tratamento da influenza.

 

 

Atualização:

As entidades e instituições de arquitetura e urbanismo que subscrevem a manifestação sobre a modernização do Hospital Especial Octávio Mangabeira compartilharam elenco de motivos que embasam a defesa pela manutenção das características originais da edificação. Confira aqui.

 

 

 

 

 

Fonte: CAU/BA
Publicado em 21 de julho de 2021
Atualizado em 22 de julho de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA e SINARQ Bahia selam parceria com a realização do Fórum ATHIS

Destaques

Salvador recebe o Arquimemória 6 e reúne profissionais da Arquitetura e instituições do setor

Destaques

IAB-SP ABRE CONCURSO PARA SELEÇÃO DE PROJETO COM PREMIAÇÃO ATÉ R$850 MIL

Pular para o conteúdo