Destaques

I Seminário Nacional de Urbanismo acontece dia 10 de novembro

O CAU/BR promoverá, no dia 10 de novembro, o I Seminário Nacional de Urbanismo, das 9h às 18h. Organizado pelas Comissões de Política Profissional (CPP) e de Política Urbana e Ambiental (CPUA), o evento pode ser acompanhado pelo TV CAU/BR no YouTube e será dividido em mesas temáticas. Após as palestras, acontecerá um debate com os convidados.

 

A cerimônia de abertura contará com falas do presidente do Conselho, Luciano Guimarães, e da Conselheira Federal Josemee Lima, coordenadora da Comissão de Política Profissional (CPP).

 

Confira abaixo as mesas temáticas e os currículos dos participantes:

 

9:15h – OBSERVANDO O URBANISMO – Da Cidade ao Urbano.

 

Palestrante: Cristóvão Fernandes Duarte – Arquiteto e urbanista pela UFRJ, mestrado em Urbanismo e doutorado em Planejamento Urbano e Regional também pela UFRJ. Foi Superintendente Regional do IPHAN para os estados do Pará e Amapá e professor da Universidade da Amazônia. É professor associado da UFRJ e coordenador do mestrado profissional em Arquitetura Paisagística. Atualmente também é professor do Departamento de Urbanismo e Meio Ambiente e do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da FAU-UFRJ.

 

 

Apresentação: Patrícia Luz de Macedo – Arquiteta e urbanista, servidora pública estadual da Secretaria de Educação e Cultura. Formação em Direito com especialização em Direito Público e com assento na Comissão de Direito Ambiental da OAB/RN. Ex-presidente do CAU/RN, tendo sido a coordenadora do Fórum de Presidentes dos CAU. Ex-presidente do IAB/RN e membro do Conselho Superior do IAB/DN, com assento no Conselho de Habitação de Interesse Social de Natal/RN. No Conselho Federal representa o estado do RN; é coordenadora da CEP-CAU/BR com assento no CEAU-CAU/BR. É membro da CPUA-CAU/BR e da CTHEP-CAU/BR, além de integrar o CG-CSC. Neste ano ocupa a 1ª vice presidência do CAU/BR.

 

9:45h – Debate com o palestrante

 

10:00h – A EDUCAÇÃO URBANÍSTICA: A Importância da Formação do Cidadão na Construção de Cidades Melhores.

 

Palestrante: Simone Sayegh – Arquiteta e urbanista formada pela FAUUSP (1995), graduada em pedagogia e pós graduanda em Neurociência pelo Albert Einstein. Participa do GT Infância, Juventude, Cidade, Educação, do IAB-SP. Trabalhou 18 anos na difusão da Arquitetura em revistas especializadas e sites para o público final, como revista AU – Arquitetura e Urbanismo. Seus textos constam em livros de arquitetura e livros técnicos. Responsável pelo desenvolvimento dos cursos e oficinas do projeto Casacadabra.

 

 

 

Palestrante: Maria Elisa Baptista –  Arquiteta e urbanista, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG e doutora em Urbanismo pela UFRJ. Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas. Presidente Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil.

 

 

 

 

Mediadora: Josélia da Silva Alves – Doutora em Geografia-UFF-RJ e mestre em Urbanismo-PROURB-UFRJ, com Especialização em Planejamento e Meio Ambiente-Geografia-UFAC. Graduada em Arquitetura e Urbanismo-Faculdades BENNETT-RJ. Tem experiência em Planejamento e Projeto de Edificações e do Espaço Urbano e pesquisa em projetos urbanos e habitação popular. Professora da Universidade Federal do Acre – UFAC e Conselheira Federal CAU-BR pelo Acre, membro da Comissão de Ensino e Formação-CEF e coordenadora da Comissão de Política Urbana e Ambiental-CPUA do CAU-BR. Autora do livro “Quando a Rua vira Rio: vulnerabilidade socioambiental urbana”.

 

10:45h – Debate com os palestrantes

 

11:00h – A LEGISLAÇÃO URBANÍSTICA:  A Importância da Manifestação Popular no Exercício da Cidadania.

 

  Palestrante: Victor Carvalho Pinto – Jurista especializado em infraestrutura, desenvolvimento urbano e finanças públicas. Doutor em Direito Econômico e Financeiro pela Universidade de São Paulo. Autor do livro “Direito Urbanístico: Plano Diretor e Direito de Propriedade”. Consultor Legislativo do Senado Federal na área de Desenvolvimento Urbano. Sócio do escritório Viana, Castro, Apparecido e Carvalho Pinto Advogados. Colaborador do Lincoln Institute of Land Policy, do Laboratório Arq.Futuro/Insper de Cidades, do site Caos Planejado e do Projeto Infra2038. Integrou a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo Federal.

 

 

Palestrante: Ernesto Galindo  –  Pesquisador do IPEA, arquiteto e urbanista, especialista em gestão pública, mestre em transportes e doutorando em geografia. Foi coordenador da área urbana e relator, pelo Ipea, do Relatório do Brasil para Habitat III. Participou da elaboração de planos diretores e da discussão sobre agricultura familiar no Mercosul. Foi analista de infraestrutura no Ministério das Cidades e analista em reforma e desenvolvimento agrário no Ministério do Desenvolvimento Agrário. Desenvolve pesquisas em desenvolvimento urbano, agrário e regional, em especial sobre mobilidade, rede urbana e agricultura familiar. É apoiador do Sistema CAU nas discussões sobre a Nova Agenda Urbana, Habitat III e indicadores urbanos.

*

Mediador: Ednezer Rodrigues Flores – Arquiteto e urbanista e Consultor Hospitalar, tendo como atividades principais a elaboração de projetos de Arquitetura, coordenação e consultoria técnica para a implantação de Estabelecimentos de Saúde, em diversos municípios do Estado do Rio Grande do Sul; sócio-diretor do escritório de Arquitetura Arqhos Arquitetura & Consultoria Ltda; arquiteto responsável pelo setor de Arquitetura da empresa Incorp-Consultoria e Assessoria Ltda; atuação em paralelo na área de docência de especialização, voltado a Arquitetura e ao planejamento e administração hospitalar.

 

11:45h – Debate com os palestrantes

 

TARDE

15:00h – A AUTOCONSTRUÇÃO URBANA.  –  Propostas de Reurbanização.

 

Palestrante: Maria Teresa Diniz  –   Arquiteta e urbanista formada pelo Izabela Hendrix em Belo Horizonte, mestre em geografia pela Université Panthéon-Sorbonne. Trabalhou na Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo – Sehab, onde foi coordenadora do Programa de Urbanização de Paraisópolis e do GT Projetos, liderando uma equipe de especialistas que desenvolveu as diretrizes de projetos para urbanização de favelas e habitação de interesse social. Sua equipe foi responsável pelo concurso nacional de projetos RENOVA/SP, a maior concorrência pública desta natureza no Brasil. Foi coordenadora executiva do USP Cidades e assessora técnica da Diretoria de Planejamento e Projetos da CDHU. Atualmente, é chefe da assessoria técnica da SMT e uma das responsáveis pela edição do Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias da Prefeitura.

 

Apresentador: Emerson Fraga –  Arquiteto e urbanistas formado pela Universidade CEUMA em 2007. MBA na plataforma BIM- Modelagem Planejamento e Orçamento. Atua em projetos e execuções de Arquitetura e Urbanismo para os segmentos público e privado. Conselheiro Federal do CAU/BR pelo estado do Maranhão, membro da Comissão e Organização e Administração e coordenador adjunto da Comissão de Política Profissional, hoje respondendo pela coordenação.

 

 

15:45h – Debate com a palestrante

 

16:00h – A ATHIS E O URBANISMO – Melhoria Habitacionais e Regularização Fundiária.

 

Palestrante: Gilson Paranhos – Graduado pela Universidade de Brasília, desenvolveu pelo escritório Milton Ramos e Figueiredo Ferraz, o Aeroporto de Confins, em Minas Gerais. Participou, em Abadiânia-GO, das pesquisas em argamassa armada com o arquiteto João Filgueiras Lima – Lelé. Assumiu a presidência do IAB no Distrito Federal e, posteriormente, a presidência Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil tornando-se o porta-voz das Entidades Nacionais de Arquitetura e Urbanismo em Brasília. Representou ativamente, junto ao Congresso Nacional, na criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Foi presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal – CODHAB defendendo a “bandeira da ATHIS” e no mesmo momento foi vice-presidente, da região Centro-Oeste, da Associação Brasileira das Companhias e Agentes Públicos de Habitação no Brasil. Atualmente desenvolve consultorias e projetos diversos em Brasília e proximidades.

 

 

Palestrante: Myrian Cardoso – Doutora em Ciências do Desenvolvimento Socioterritorial do Núcleo de Altos Estudos da Amazônia e mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Planejamento Urbano Integrado e Gestão Governamental pela (FGV) e Engenharia de Segurança do Trabalho (UNAMA). Possui curso de extensão universitária em Planos Diretores e Regularização Fundiária. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade da Amazônia e em Direito (FEAPA). É coordenadora técnica da Comissão Permanente de Regularização Fundiária da PROAD/UFPA e coordenadora científica da Comissão Nacional de Regularização Fundiária, bem como coordenadora idealizadora do Coletivo MultiverCidades da Amazônia.

 

 

Mediador: Andre Blanco – Arquiteto e urbanista, especialista em Arquitetura Bioclimática e Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo pela (UPC Barcelona Espanha). Mestre em Geociências (UNICAMP), diretor presidente do Instituto de Cooperação e Desenvolvimento Ambiente Total, conselheiro do CAU/SP, diretor SASP e fundador do Acampa BR e tem atuação em Bioarquitetura e Ecourbanismo.

 

 

16:45h – Debate com os palestrantes

 

17:00h – CIDADES PÓS PANDEMIA: Cartografia Urbana da Covid 19 sob recorte de Gênero

 

Palestrante: Carolina Pescatori  –  Arquiteta e urbanista formada pela Universidade de Brasília; mestre em Arquitetura da Paisagem pela Pennsylvania State University, EUA e doutora em Teoria e História do Urbanismo pela UnB. É professora da FAU-UnB e do Programa de Pós-graduação da FAU-UnB; membro da diretoria da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) e editora-chefe da Revista Paranoá: Cadernos de Arquitetura e Urbanismo.

 

 

 

Palestrante: Maribel Aliaga – Professora adjunta do Departamento de Projeto, Expressão e Representação e do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília; arquiteta e urbanista pela Faculdade Belas Artes de São Paulo; mestre em Arquitetura pelo Programa de Pesquisa em Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília; pesquisadora do Grupo de Pesquisa da História do Urbanismo e da Cidade e do Grupo de Pesquisa Pedagogias do Espaço; e conselheira no IAB-DF, participando na Comissão de Gênero e de Educação.

 

 

Mediadora: Luiza Dias  –  Arquiteta e urbanista pela Universidade de Brasília; cursou um ano de Arquitetura na Instituto de Tecnologia de Illinois em Chicago, EUA. É conselheira superior do Instituto de Arquitetos do Brasil – DF, onde atua como coordenadora da Comissão de Equidade de Gênero e Raça; no IAB/DN e é vice-presidente Extraordinária de Ações Afirmativas e co-coordenadora da Comissão de Equidade de Gênero – Rosa Kliass. Mestranda em Teoria, História e Critica de Arquitetura pela UnB, e pesquisadora do Observatório Amar.é.linha de pesquisa feminista em Arquitetura e Urbanismo, focada na Cartografia da COVID-19 e a mulher no DF.

 

17:45h – Debate com as palestrantes

18:00h – ENCERRAMENTO

 

 

 

 

 

Fonte: CAU/BR
Publicado em 05/11/2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

COMUNICADO

Destaques

NOTA OFICIAL SOBRE A PLATAFORMA PARA OS AMBULANTES NO CIRCUITO BARRA-ONDINA

Destaques

CARNAVAL 2024 | CAU/BA ENCERRA HOJE A FISCALIZAÇÃO IN LOCO EM ESTRUTURAS MONTADAS PARA O CARNAVAL DE SALVADOR

Pular para o conteúdo