Foto: Divulgação/EtniCidades
Com o intuito de conectar a África ao Brasil através da Arquitetura e Urbanismo, traçando paralelos entre as realidades das cidades africanas e brasileiras, o Seminário “Salvador e Suas Cores” acontece entre os dias 22, 23 e 24 de novembro na Faculdade de Arquitetura da UFBA (FAUFBA), inserindo-se na programação que celebra o Novembro Negro no estado da Bahia. Este ano, o evento internacional promovido pelo grupo de pesquisa Etnicidades e apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) traz como tema “Cidades da Diáspora Negra – Laços África-Brasil”.
A organização recebe até o dia 14 (domingo) artigos e propostas de atividades, que devem se encaixar nos cinco grupos temáticos disponíveis, cujas descrições podem ser conferidas através deste link:
- Arquiteturas africanas e afro-brasileiras;
- Urbanismo e cidades africanas;
- Cidades diaspóricas no Atlântico negro;
- Racismo e cidade: segregação étnico-racial e resistências urbanas em África e Brasil;
- Bairros negros no Brasil e guetos em África.
Será possível submeter propostas de minicursos, mesas-redondas e intervenções artístico-culturais. As regras para elaboração e envio de propostas estão descritas aqui. O resultado da seleção será conhecido no dia 22 de outubro.