Após 25 reuniões de escutas setoriais com a participação de entidades, órgãos vinculados, profissionais e sociedade, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Salvador realizará, no próximo dia 16 de agosto, Audiência Pública para apresentação e discussão da minuta do Plano de Mobilidade Urbana de Salvador.
Para o alcance desta etapa, foram realizados workshops a fim de elaborar a etapa pré-diagnóstica da condição de mobilidade da cidade. Com o propósito de coletar informações que pudessem subsidiar esta construção, estes stakeholders participaram das etapas prévias, fornecendo à equipe técnica a condição de identificar os pontos críticos e desenvolver o Plano de Mobilidade Urbana considerando questões relevantes para a sociedade.
A elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Salvador atende as exigências, objetivos e diretrizes estabelecidas na Lei Federal nº 12.587/2012, conhecida como Lei da Mobilidade Urbana. Este plano será instrumento de orientação das políticas públicas do setor de mobilidade, com diretrizes e ações para os próximos 32 anos (horizonte de 2049), norteado pela Lei da Mobilidade Urbana e pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU-2016) e pelas Leis de Ordenamento, Uso e Ocupação do Solo (LOUOS-2016), devendo contemplar propostas específicas nos domínios da mobilidade urbana, tratando de aspectos de macro e micro acessibilidade e envolvendo temas associados a pedestres, ciclistas, circulação viária, segurança viária, transporte coletivo, interação entre uso do solo e transportes e organização institucional do setor.
As propostas a serem consideradas devem buscar uma melhoria da qualidade de vida e das condições para o desenvolvimento da cidade de Salvador, sustentando-se nos princípios de acessibilidade, segurança, eficiência e dinamismo econômico.
Para conhecer mais detalhes, acesse: http://planmob.salvador.ba.gov.br/