Destaques

Só Arquiteto Faz Projeto Arquitetônico – Clássicos da Arquitetura de Salvador

arquiteto é o profissional por excelência idealizador e facilitador. Recepciona as demandas, as necessidades e até mesmo os sonhos do cliente, do contratante ou usuário, convertendo em ideias e materializando estas ideias em projetos arquitetônicos, com uma suficiência tal de informações que sejam capazes de balizar a materialização desta ideia em realidade edificada. O projeto arquitetônico contempla os aspectos funcionais, estéticos, de segurança estrutural, sociais, ambientais e econômicos de cada situação e é a peça fundamental e básica para uma construção sustentável. Assim, para se ter um planejamento eficaz e com os melhores resultados, é fundamental que o profissional arquiteto e urbanista esteja desde os primeiros momentos envolvido no processo.

monsenhormarques

O Edifício Monsenhor Marques é um projeto do arquiteto japonês Yoshiakira Katsuki e foi construído em 1974. Com uma estrutura inovadora e um mosaico que se destaca, a construção se propôs a registrar a contribuição do arquiteto Katsuki que, juntamente com a sua equipe, adotou novos elementos ao projeto, criando uma nova linguagem e alterando a visão do edifício frente ao mercado imobiliário da época. As influências de Katsuki eram principalmente dos mestres Yoshizaka Takamasa, ex- presidente do Instituto de Arquitetura do Japão, e Kenzo Tange, vencedor do Pritzker que ajudou a redefinir o Japão após a Segunda Guerra, e em Salvador ele colaborou com arquitetos como Diógenes Rebouças, Assis Reis, Alberto Hoisel e Sérgio Bernardes.
Katsuki trouxe, no inconsciente, arquétipos japoneses que foram determinantes na sua iniciação no brasil, e que somados aos anseios dos arquitetos com quem fez parcerias, resultou numa nova expressão arquitetônica que perdura até os dias de hoje. Seu primeiro experimento na Bahia foi a Capela do Menino Jesus, que já reflete esse espírito inovador, mesmo sendo um projeto de pequena escala. Suas experiências posteriores evoluíram constantemente, não deixando de lado, porém, sua ordem estrutural e o detalhe, elementos fundamentais em todas as obras construídas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

COMUNICADO

Destaques

NOTA OFICIAL SOBRE A PLATAFORMA PARA OS AMBULANTES NO CIRCUITO BARRA-ONDINA

Destaques

CARNAVAL 2024 | CAU/BA ENCERRA HOJE A FISCALIZAÇÃO IN LOCO EM ESTRUTURAS MONTADAS PARA O CARNAVAL DE SALVADOR

Pular para o conteúdo