Haroldo Pinheiro debateu com cinco jornalistas temas ligados a Arquitetura e Urbanismo
Queda da ciclovia no Rio de Janeiro, revisão das lei sobre obras públicas, hábitos de construção no Brasil e o Código de Ética dos arquitetos e urbanistas. Esses foram os temas principais da participação do presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, no programa Palavras Cruzadas, da TV Brasil. O programa, apresentado pelo jornalista Paulo Markun, traz sempre um convidado para uma sabatina com mais quatro jornalistas. Neste programa, participaram Tereza Cruvinel (TV Brasil), Paulo Silva Pinto (Correio Braziliense), André Borges (Estadão) e Danilo Fariello (O Globo).
Haroldo Pinheiro explicou aos jornalistas as posições do CAU/BR sobre a Lei de Licitações, que é a exigência do projeto completo em todas as obras, e a preferência pelo concurso de Arquitetura para escolher o projeto. Paulo Silva Pinto perguntou se isso não atrasaria as obras. O presidente do CAU/BR destacou a importância de priorizar a qualidade acima de tudo e lembrou que Brasília, cujo projeto foi escolhido por concurso, tornou-se realidade em três anos e meio de obras.
A partir da pesquisa feita pelo CAU/BR e pelo Instituto Datafolha, debateu-se os hábitos de construção do brasileiro. Haroldo destacou que 85% das obras particulares feitas no país são realizadas sem o auxílio técnico de arquitetos e engenheiros. No final, o apresentador Paulo Markun perguntou sobre a campanha “Arquitetos pela Ética”, lançada para combater a comissão paga em troca da indicação de produtos e serviços, a chamada “reserva técnica”.
Fonte: CAU/BR