Destaques

Softwares alternativos e GRATUITOS (open source) para arquitetura

Desde a universidade somos educados a desenvolver os projetos e trabalhos em softwares mais “tradicionais”, sejam pelas parcerias que essas empresas fazem com os laboratórios, ou já decorrente da cultura de se manter utilizando um software mais popular e com ampla gama de usuários. Sim, são softwares que são bons, sem dúvida, não estamos aqui para critica-los, mas existe um outro universo alternativo de softwares GRATUITOS (a maioria open source) que também pode te atender, e é por isso que elaboramos essa lista!

Para economizar milhares de reais com licenças você vai ter que se adaptar. Alguns são muito similares, outros não, são formas de pensar diferente que vão te exigir algum estudo. Para algumas finalidades, a qualidade de seu trabalho pode até melhorar, acredite.

Lembre: Quem desenvolve um bom projeto é o arquiteto, não o software!

Vamos por categorias, comentando que softwares podem ser substituídos:

CAD (substituindo o AutoCAD) temos o LibreCAD e o NanoCAD: O LibreCAD é totalmente gratuito e open source, já o NanoCAD, além dessa versão gratuita, também tem uma versão paga e mais completa.

Modelagem 3D (SketchUp, 3DS, V-Ray, Lumion, etc) e render temos o Blender, o Unreal Engine 4 e o Unity: Esses sem dúvida te deixarão impressionado. Também são utilizados por grandes estúdios das industrias dos games e cinema.

Modelagem 3D e BIM (Revit, ArchiCAD) temos o FreeCAD: Possui uma forma própria de trabalho e vai entrar na categoria do que te exigirão estudos, mas notavelmente é muito poderoso.

Manipulação de imagem (Photoshop) temos o GIMP: Extremamente similar e com todos os recursos que você puder imaginar. Também é todo personalizável e isso facilita muito o workflow.

Diagramação de publicações (InDesign) temos o Scribus: Open source e simples de usar.

Vetores (Corel, Illustrator) temos os InkScape: Muito conhecido entre designers e ilustradores.

Documentos, planilhas e slides (Office) temos o LibreOffice: Similar ao pacote de escritório mais popular, não deixa nada a desejar. Possui todos os recursos necessários para o trabalho.

Edição de vídeos (Premiere) temos o LightWorks: Já é muito popular e utilizado. Muito material pode ser encontrado na internet para facilitar no aprendizado.

 

A autoria do texto acima é de Orlando Barros. 

Fonte: OBARQ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo