Notícias

Oficinas de valorização profissional do CAU/BA chega a três cidades do interior

oficina
Encontro em Feira de Santana

Três cidades já foram beneficiadas com o programa de interiorização e valorização profissional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia – CAU/BA em 2013. Feira de Santana, Porto Seguro e Teixeira de Freitas receberam a equipe do Conselho para o encontro que, este ano ganhou o formato de oficina. Juntas, as três cidades contam com cerca de 300 profissionais atuando na área de arquitetura e urbanismo.

A programação segue a mesma linha para todas as cidades do interior e da capital do Estado, começando com a palestra “O Arquiteto Empreendedor – aspectos contábeis e legais”. Em seguida os profissionais podem esclarecer dúvidas com a  explanação do CAU sobre o Exercício Profissional e o que muda para os arquitetos e a sociedade com a criação do Conselho específico para a categoria.

Outra palestra que fará parte da programação das Oficinas nas  cidades do interior da Bahia com maior representação profissional  e na capital do Estado, será sobre a “Natureza Jurídica do CAU”. Durante o evento o CAU esclarecerá dúvidas dos profissionais sobre as ferramentas e funcionalidades do SICCAU – Sistema de Informação e Comunicação do CAU.

Em todas as cidades por onde passou, o CAU contou com a colaboração e aprovação dos profissionais. O arquiteto e urbanista  Roberto Carvalho e Castro, Porto Seguro, aprovou o formato de oficinas técnicas. Segundo ele, “ é totalmente adequado”. Para  Marianna Poly, profissional que atua também em Porto Seguro, considera a ação do Conselho muito importante, “especialmente para nós, profissionais do interior que estamos distantes, a atualização da informação e do conhecimento é de vital importância”, diz.

porto
Encontro em Porto Seguro

Parcerias – Na condição de agente fomentador da valorização profissional, além das oficinas de interiorização promovida nas diversas cidades do interior do Estado, assim como na capital baiana, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia – CAU/BA, está implementando, igualmente, ações de sensibilização e de articulação com diversos órgãos públicos visando firmar compromisso de Cooperação Técnica com os municípios.

São órgãos que figuram potenciais parceiros na estruturação de projetos mútuos e convergentes que beneficiam a sociedade e à coletividade geral, à exemplo do necessário aprofundamento da discussão em torno da acessibilidade, mobilidade urbana, planejamento das cidades e assistência técnica, além de outras temáticas matriciais vinculadas a arquitetura e urbanismo.

Em Feira de Santana, o Conselho entregou Minuta de Convênio de Cooperação Técnica ao Secretario de Desenvolvimento Econômico, Administrador de Empresas, Antônio Carlos Borges Junior, “que se mostrou bastante receptivo inclusive para estimular o pensar coletivo projetos que aproximem a Arquitetura e o Município”, conforme afirmou o Conselheiro Henrique Barreiros.

teixeira
Encontro em Teixeira de Freitas

Em Porto Seguro O CAU/BA esteve na Prefeitura Municipal entregando minuta de convênio a ser firmado com o Município. A equipe do CAU foi recebida pelo procurador jurídico do Município, Hélio Lima. Participaram do encontro os conselheiros Raul Nobre , Hugo Seguchi e  Marlus Brasileiro,  que  além de conselheiro é secretário de Obras do Município.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo