CAU/BA fiscaliza camarotes e reforça parceria com Corpo de Bombeiros no plano de prevenção de incêndios
Quando se completa três anos do trágico acidente da Boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, o Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia, Guivaldo D’Alexandria Baptista, em conjunto com o Tenente-Coronel do Corpo de Bombeiros, Antônio Júlio Nascimento, o arquiteto e urbanista Manoel Altivo da Luz Neto, líder do Programa da Fundação Escola Politécnica da Bahia “Incêndio se Apaga no Projeto” e a professora da Faculdade de Arquitetura da UFBA, Luciana Calixto, se reuniram ontem (25), na sede do CAU/BA para planejar ações que previnam riscos semelhantes em eventos de Salvador.
Nesse processo preventivo, os órgãos visam fortalecer o plano “Incêndio se apaga no projeto”, programa de fomento à prevenção de incêndios e apoio ao desenvolvimento institucional do Corpo de Bombeiro na Bahia.
Ações no Carnaval de Salvador
O Tenente-Coronel Antônio Júlio Nascimento, coordenador de gestão estratégica do Corpo de Bombeiros, destaca as ações preventivas do órgão durante o Carnaval de Salvador “Já estou há 20 anos na fiscalização do carnaval e acompanhei a evolução positiva dos trios elétricos, com equipamentos que hoje tem barra de proteção, separação entre motor e comando elétrico, escadas externas, enfim, são equipamento modernos. Enquanto isso, os camarotes ainda têm muito a evoluir.”
Cerca de quinze bombeiros atuam na força tarefa de fiscalização, acompanhando durante a montagem das estruturas a presença de itens como aterramento, extintor de incêndio, saídas de emergência, sinalização da rota de fuga, presença de brigadista, instalação de gás nas cozinhas e condições da fiação elétrica. Quando encontram alguma incorreção, os profissionais noticiam ao órgão competente do município para acompanhamento do reparo.
CAU/BA fiscaliza camarotes
No intuito de garantir a segurança da sociedade durante as festividades de carnaval, o CAU/BA atua na fiscalização das instalações dos camarotes e demais estruturas, verificando os Registros de Responsabilidade Técnica (RRT), imprescindíveis para o licenciamento. A finalidade é prevenir e orientar os profissionais e a sociedade identificando as atribuições dos arquitetos e urbanistas na montagem das estruturas, bem como na prevenção de acidentes.
“Essas ações também ajudam a fortalecer a cultura do profissional arquiteto e urbanista como responsável pela segurança da população em ambientes construídos, mesmo aqueles identificados como instalações efêmeras”, defende o presidente do CAU/BA, Guivaldo D’Alexandria Baptista.
Para o arquiteto e urbanista, Manoel Altivo, a participação do profissional de arquitetura em ações de prevenção ao incêndio já deve começar durante a fase acadêmica “é importante preparar os alunos e ampliar o conhecimento para evitar o incêndio já no projeto.” Além disso, defende os benefícios da reunião dos órgãos em defesa da sociedade “é o resgate de uns 50 anos, existe um grande vazio e a união do Corpo de Bombeiros com instituições como o CAU e a UFBA vai fazer a governança que reverterá esse vazio.”
Palestra Gratuita
No próximo sábado (30), será proferida a palestra “O Trabalho dos Centros de Altos Estudos em Segurança Contra o Incêndio”, ministrada pelo Tenente-Coronel BM George Braga, pós-doutor em tecnologia de combate ao incêndio pelo NIST/EUA.
“Este projeto é de extrema relevância para o país, pois poucos são os profissionais que possuem conhecimento em segurança contra o incêndio e menos ainda são os centros de pesquisa e laboratórios dedicados a esta obra”, destacou o Tenente-Coronel e físico George Braga.
A palestra gratuita será realizada no auditório Leopoldo Amaral, na Escola Politécnica da UFBA, das 09h às 12h.
Clique aqui para fazer a sua inscrição!