Notícias

CAU quer mais informações sobre desabamento em Costa do Sauípe

foto desabamento sauipe

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia – CAU/BA,  quer mais informações sobre o acidente ocorrido durante a montagem de uma estrutura de toldos, no Complexo Hoteleiro de Costa do Sauípe,  na cidade de Mata de São João. O órgão que tem como atribuição fiscalizar o exercício profissional do arquiteto e urbanista, quer identificar se houve descumprimento de normas técnicas e de segurança do trabalho, resultado de possíveis falhas técnicas decorrente da atuação de profissionais registrados no Conselho.

A gerência de operações do órgão já encaminhou oficio à diretoria do Complexo Costa do Sauípe, solicitando informações referente  ao desabamento. O CAU/BA quer a relação das empresas e seus respectivos prepostos, autorizadas pelo Complexo para  execução da obra. Uma equipe do  Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia esteve no local para uma averiguação mais detalhada sobre as possíveis causas do desabamento.

O CAU também acompanha o desenrolar da perícia em torno da ocorrência que deve apontar os responsáveis pelo acidente que matou um operário e deixou 30 pessoas feridas. O presidente em exercício do CAU/BA,  arquiteto e urbanista Guivaldo Baptista, também quer informações do Bradesco sobre os responsáveis técnicos envolvidos no projeto. Segundo ele,  “somente após os laudos periciais do DPT é que poderemos identificar as causas do acidente,  sob a perspectiva técnica e a partir daí,  a análise da atuação dos profissionais envolvidos em sua execução”.

A simples verificação visual do local, sem a realização de testes e ensaios técnicos na concretagem e nas ferragens retorcidas existentes no espaço, não autoriza a nenhuma instituição a identificar de forma absoluta as causas do acidente e consequentemente apontar os responsáveis envolvidos.

O CAU/BA, coerente com a filosofia institucional, evitará manifestações de conjecturas e ilações. Para o órgão, qualquer manifestação acerca de responsabilidades de possíveis profissionais da arquitetura e urbanismo envolvidos no evento, somente será possível após conhecimento do conteúdo do Laudo Pericial a ser elaborado pelo DPT-BA, laudo que conterá as causas  que ensejaram o mencionado acidente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em 18 de fevereiro de 2013

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo