Profissionais de excelência, selecionados de diferentes estados do Brasil, formam a banca julgadora do concurso de Trabalhos Finais de Graduação e Prática Inovadora de Ensino do CAU/BA! Com olhares diversos e experiências únicas, esses(as) especialistas trazem uma pluralidade que reflete a riqueza da Arquitetura e Urbanismo em nosso país.
Conheça abaixo quem são esses profissionais que vão julgar os trabalhos habilitados nesta edição.
Arq. e Urb. Aída Pontes
Aída Pontes é Arq. e Urb. pela UFPB (2004), tem mestrado em Engenharia Urbana pela UFPB (2007), doutorado em Planejamento Urbano pela Eindhoven University of Technology, na Holanda (2018) e é pos-doutoranda no Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP), trabalhando no desenvolvimento do Plano Diretor do Campus USP Capital Butantã dentro da temática mobilidade. Foi gestora geral do Projeto IAB/Urban95, onde desenvolveu produtos voltados à Primeira Infância incluindo o Plano de Bairro Amigável à Primeira Infância para o bairro Sumaré em Sobral-CE. Foi diretora do Laboratório de Rua (LabRua) e atuou na elaboração de Planos Diretores de diferentes municípios da Paraíba, como bolsista da FUNETEC/PB. Lecionou por 10 anos disciplinas de planejamento e desenho urbanos na UniFacisa e atuou na Secretaria de Planejamento de Campina Grande como Coordenadora da revisão do Plano Diretor de Campina Grande e Gerente de Projetos Arquitetônicos e Desenho Urbano. Além disso, desde 2014 é membro da Diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil, foi Presidente do departamento no triênio 2020-2022 e é atualmente Conselheira Superior.
Arq. e Urb. Bruno Braga
Bruno Melo Braga (1985) é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFC (2008). Possui mestrado em Arquitetura e Urbanismo pelo PPGAU+D-UFC (2017), pelo qual, atualmente, é doutorando (2024 – ). Professor efetivo de Projeto Arquitetônico do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC e do Curso de Especialização ‘Projeto Arquitetônico Contemporâneo: teoria e prática’, do DAUD-UFC. Participou de comissões de avaliação e indicação de projetos para premiações e concursos, como o Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel, Prêmio “Oscar Niemeyer” de Arquitetura Latino-Americana, Concurso Ópera Prima e Mostra e Prêmio Nacional da UIA2021RIO. Sócio do escritório Rede Arquitetos, pelo qual teve projetos e obras expostos em premiações, publicações e eventos, como nas Bienais de Arquitetura de Quito e Buenos Aires, na exposição Arquitecturas em Português: Diálogos Emergentes, promovida pela CIALP, e no Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel. É um dos idealizadores do Fórum Jovens Arquitetos Latino-americanos e coordenador da ação de extensão Ateliê sem Fronteiras, que promove workshops de projeto em parceria com diversas instituições.
Arq. e Urb. Felipe Musse
Felipe Musse é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2012). Já foi Chefe do Escritório Técnico do IPHAN em Porto Seguro (2012-2015), professor de Arquitetura na UNIFACS (2015) e também Diretor de Projetos, Obras e Restauro do IPAC (2015-2021). Atualmente sou doutorando do PPGAU-UFBA, desenvolvendo pesquisas a respeito das transformações morfológicas de conjuntos urbanos tombados, e também professor substituto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFBA das disciplinas de Introdução ao Urbanismo e Técnicas Retrospectivas.
Arq. e Urb. Julio Sampaio
Julio Sampaio possui graduação em Arq. e Urb. – Faculdades Integradas Silva e Souza, Rio de Janeiro (1985), Especialização em Sociologia Urbana – Universidade do Estado do Rio de Janeiro(1988), Mestrado em Conservação de Edificações Históricas – Edinburgh College of Art, Escócia, Reino Unido (1992), Doutorado em Arquitetura pela Universidade de York, Inglaterra, Reino Unido (2002) e Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Arq. e Urb. da Faculdade de Arq. da UFBA, com supervisão do Professor Dr. Mário Mendonça de Oliveira. Tem experiência acadêmica (ensino, pesquisa e extensão) e técnica (projetos e consultorias em geral) desde 1981 na conservação de edificações e de áreas urbanas com passagens em órgãos de tutela do patrimônio cultural (INEPAC, DGPC, Corredor Cultural, entre outros). É membro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios/ICOMOS Brasil a partir de 1998, Vice-presidente da gestão atual (triênio 2021-2024) e também do Comitê Científico Internacional de Treinamento do ICOMOS-CIF/ICOMOS desde 2008. Atualmente é Professor Titular do Curso de Graduação em Arq. e Urb. do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ, Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade/PPGPACS do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ, Professor Colaborador do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos da UFBA (MP-CECRE UFBA) e representante do Curso de Graduação de Arq. e Urb. da UFRRJ na Rede PHI – Patrimônio Histórico Cultural Ibero-americano.
Arq. e Urb. Letícia Carneiro
Letícia de Paula Carneiro é Arquiteta e Urbanista pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais – EAUFMG. Em 2001 e 2002, trabalhou no Escritório Guérin & Pedroza Architectes, em Paris. Desde 2004, atua como arquiteta e urbanista no Gustavo Penna Arquiteto & Associados onde coordenou e ainda coordena projetos residenciais, comerciais, institucionais, culturais e urbanísticos. É sócia da Gustavo Penna Arquiteto & Associados desde 2015, ocupando, hoje, o cargo de Diretora de Projetos.
Arq. e Urb. Piero Carapiá
Piero Carapiá possui graduação em Desenho Industrial (Programação Visual) pela Universidade do Estado da Bahia (2009) e graduação em Arq. e Urb. pela UFBA (2011). Mestre em Arq. e Urb. (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Arq. e Urb. da UFBA (PPGAU/UFBA). Doutor em Arq. e Urb. pelo Programa de Doutorado em Arq. e Urb. no PPGAU/UFBA (bolsista CNPq) (2022) e Doutor em Arq. pela Universidad de Sevilla (Espanha) (2022). Realizou estudos doutorais para a cotutela acadêmica na Espanha através do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE) com bolsa da CAPES, participando em eventos acadêmicos internacionais. Atuou como pesquisador e supervisor de bolsistas no Observatório da Copa Salvador 2014, vinculado ao PPGAU/UFBA, participando da organização de vários eventos. Lecionou Arq. e Urb. na Unijorge de 2015 até 2016; desde 2020.2 leciona no curso de Arq. e no curso de Design na Unijorge e em 2022.2 também no curso de Eng. Civil na mesma instituição. Em 2023.1 e 2023.2 atuou como professor adjunto no curso de Arq. e Urb. do SENAI/CIMATEC, com ênfase na área de planejamento urbano, projeto, desenho e paisagismo. Faz parte do grupo de pesquisa OBSERVA CAS, cuja ação é focada no Centro Antigo de Salvador, e também é investigador no grupo Diálogos Metropolitanos – Lima/Salvador, grupo conveniado com a FAUFBA e com a Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP). É atualmente arquiteto urbanista do IFBA. Atua principalmente nos seguintes temas de pesquisa: megaeventos, transformações urbanas contemporâneas, arquitetura e políticas urbanas para os centros antigos e cidades em desenvolvimento no Brasil e na América Latina.
Arq. e Urb. Rafael de Oliveira
Rafael de oliveira é arquiteto e urbanista pela Universidade Metodista de Piracicaba. Trabalhou em projetos de grande escala nos escritórios Balken arq, NPC grupo arquitetura, Engevix engenharia e Bernardes + Jacobsen arquitetura. Desenvolve e coordena projetos na Bernardes Arquitetura desde 2014 com ênfase em tecnologia e sistemas construtivos nas áreas residencial, hoteleira e de serviço. Dedica-se ao estudo e desenvolvimento de projetos ligados a tecnologia construtiva como MLC e terra crua desde sua formação acadêmica ligada à cátedra da Unesco/Craterre. Tem especialização pela Fupam/USP e iniciou pós graduação pelo IPT/USP. Atuou no desenvolvimento e intermediação de tecnologia de construção modular em MLC com parceria internacional (Portugal).
Arq. e Urb. Saulo Coelho
Formado em 2008, Saulo Coelho foi arquiteto coordenador de projetos da Sotero Arquitetos entre os anos de 2010 e 2013, responsável pelo gerenciamento de atividades do escritório nas áreas de arquitetura e rbanismo. A primeira passagem pela empresa ocorreu entre outubro de 2009 e janeiro de 2013. Entre janeiro de 2013 e maio de 2014 foi gerente de projetos no Instituto Brasileiro de Tecnologia do Habitat (IBTH) sob a liderança de João da Gama Figueiras Lima, Lelé. Em junho de 2014 voltou à Sotero Arquitetos para o cargo de gerente de projetos até janeiro de 2020. Em 2015 fundou em Salvador junto com o arquiteto Alberto Herrera a Norte Arquitetos. Entre Setembro de 2014 e Junho de 2016 acumulou atividade de professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, ministrando as disciplinas de Oficina de Projeto I e Desenho Projetivo. Coordenador de projetos no escritório Kiko Salomão arquitetura, de setembro de 2020 até outubro de 2021. Arquiteto sênior no escritório Jacobsen Arquitetura, desde setembro de 2021 até abril de 2024. Atualmente é arquiteto sênior no escritório Triptyque Arquitetura, desde abril de 2024.
Arq. e Urb. Danielly Garcia
Danielly Garcia é formada pela Escola de Arquitetura da UFMG (2001), onde também concluiu o Doutorado (2011) e Mestrado (2004) estudando o Desempenho Acústico de sistemas construtivos, que daria origem à Norma de Desempenho de Edificações anos depois (2013). Atuou na área acadêmica por 15 anos, participando da fundação do Curso de Arquitetura do Unileste, onde também foi coordenadora de curso e atuou também como professora da Univale e do CEFET MG. Está à frente da Sense Acústica e Arquitetura desde 2019, empresa especializada em projetos e consultoria acústica. Conselheira Fiscal da Sociedade Brasileira de Acústica (Gestão 2021-2022 | 2023-2024) e Conselheira Estadual do CAU/MG (Gestão 2024-2026).