Destaques

URBAN21 fecha segunda edição com recorde de inscrições

CONCURSO NACIONAL DE URBANISMO RECEBE CADASTRO DE 99 ESCOLAS E 140 EQUIPES DE ESTUDANTES

arq_82707

O concurso nacional de urbanismo URBAN21, promovido pela revista PROJETO e com patrocínio da Alphaville Urbanismo S/A – líder no país em empreendimentos horizontais, bairros com projetos planejados e núcleos urbanos –, fechou a sua segunda edição com um recorde de inscrições.

Ao todo foram 99 instituições de ensino cadastradas (de 23 estados brasileiros) e 140 equipes participantes, que somam um total de 793 estudantes e 180 professores-orientadores envolvidos. Os dados se tornam ainda mais expressivos quando comparados aos registrados na edição de 2015: o número de universidades inscritas cresceu 46%, enquanto de equipes teve um aumento de 61%.

Sob o tema “Pensar a cidade, transformar o futuro”, as propostas encaminhadas deverão atender ao programa e as normas gerais de apresentação definidas, tais como: justificativa sobre a escolha da área e exposição da contribuição do projeto para o desenvolvimento urbano do município; equilíbrio entre habitação e oferta de trabalho; sistema de mobilidade compatível com o contexto, dando preferência a mescla de diferentes modais (transporte público, automóvel, ciclismo e pedestres); preservação ambiental; utilização racional dos recursos naturais; infraestrutura compatível com a oferta existente ou de implantação viável; demonstrar capacidade de diálogo entre setores público e privado.

A comissão julgadora é composta por cinco arquitetos e urbanistas cativos e mais um rotativo, que será o convidado especial de cada edição. São eles: Adriana Levisky (Levisky Arquitetos); Carlos Leite (Stuchi & Leite Projetos); Elisabete França (Studio2E Ideias Urbanas); Marcos Boldarini (Boldarini Arquitetura e Urbanismo); e Guilherme Wisnik (jurado convidado da edição).

No dia 28 de setembro será anunciado o resultado do certame com os cinco projetos finalistas, que, posteriormente, serão publicados no site oficial do concurso, no portal ARCOweb, na revista PROJETO, entre outros meios a serem definidos à critério da comissão organizadora. A cerimônia de premiação final esta prevista para primeira quinzena de novembro.

Além da entrega do troféu e diploma a todos os vencedores, o primeiro e segundo lugares receberão prêmios em dinheiro no valor de R$ 10 mil e R$ 6 mil, respectivamente, e cada professor-orientador será laureado com um iPAD mini. Os responsáveis pelos três projetos contemplados com menções honrosas receberão um diploma.

2º CONCURSO URBAN21
Envio do projeto (equipes) até 10 de agosto
Fase de julgamento até 23 de setembro
Divulgação dos finalistas até 28 de setembro – cerimônia e classificação final em novembro
Mais informações www.arcoweb.com.br/urban21

 

Matéria: ARCOWeb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo