Destaques

Teatro Castro Alves é tombado pelo IPHAN

Teatro Castro Alves

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) anunciou, no último dia 27 de novembro, o tombamento do Teatro Castro Alves.

Marco da arquitetura moderna brasileira, o espaço foi projetado pelo Arquiteto José Bina Fonyat Filho, com a colaboração do engenheiro Humberto Lemos Lopes. A obra, com capacidade para 1,5 mil espectadores em sua sala principal, foi criada em homenagem ao poeta Castro Alves. O espaço contempla ainda a Sala do Coro e a Concha Acústica.

Fato relevante no histórico do TCA remete ao ano de 1958. Cinco dias após sua inauguração, o complexo foi atingido por um incêndio que o destruiu, sendo reinaugurado anos depois.

Este é um dos motivos que torna o tombamento em evento de grande importância para a sociedade baiana. O diretor do teatro, Moacyr Gramacho, avalia: “o TCA é um patrimônio de grande importância para os baianos. Essa atitude é louvável porque é um equipamento que foi construído na década de 50, mas é um equipamento que dialoga com o contemporâneo. Além disso, é um teatro vivo, atuante como um dos complexos mais ativos do país, recebendo espetáculos arrojados em todas as artes”.

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em 02/12/2013

MAIS SOBRE: Destaques Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo