Destaques

Salvador é uma das cidades a receber a competição Reinventing Cities: saiba como participar

Em Salvador, quatro espaços urbanos foram escolhidos para a competição: Terminal do Aquidabã, antiga sede da Limpurb, Prefeitura e Vale dos Barris. Projetos devem ser enviados até o dia 04/05

Para tornar as cidades mais sustentáveis, comprometidas com a diminuição das emissões dos gases do efeito estufa e menos vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas, o C40 (Grupo de Grandes Cidades para Liderança do Clima) lançou a competição Reinventing Cities. Salvador é uma das 15 cidades no mundo que farão parte dessa disputa global. No dia 20 de março, no auditório do Sinduscon, na Pituba, a Prefeitura reunirá arquitetos, urbanistas e investidores para apresentar o programa e convidar os especialistas a inscreverem seus projetos.

O evento contará com a participação do prefeito ACM Neto, do conselheiro do C40, Ilan Cuperstein, de Nicolas Ledoux, diretor e consultor da Algoe, que vai explicar como funciona a concorrência internacional, e de dois vencedores da edição do Reinventing em Paris, Carolina Bueno e Maud Caubet, que apresentarão sua experiência no desenvolvimento dos projetos. Na ocasião, a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira, Tânia Scofield, também falará sobre a urbanização em Salvador. Os interessados em participar do encontro, devem preencher o formulário disponível neste link.

A competição

A proposta da disputa é estimular a criação de propostas que transformem espaços urbanos mal utilizados em lugares mais sustentáveis e resilientes, isto é, preparados para resistir às mudanças ambientais. Serão selecionadas as ideias mais inovadoras e capazes de serem replicadas, servindo como modelo para outros lugares. Para que os projetos inscritos possam abordar soluções para os variados desafios ambientais enfrentados pelas cidades, foram escolhidas 40 áreas ao redor do mundo a serem repensadas.

As equipes participantes, além de criar empreendimentos com emissões de carbono o mais próximo possível de zero, devem conciliar os desempenhos ambientais com uma boa arquitetura e benefícios à comunidade. A expectativa é que o Reinventing também incentive a parceria entre o setor público e privado para promover um desenvolvimento urbano sustentável e economicamente viável. Os grupos de trabalho devem mobilizar vários participantes e ser multidisciplinares. Assim, além de arquitetos, urbanistas e especialistas em meio ambiente, poderão incluir também artistas, designers e membros da comunidade.

No Brasil, apenas duas cidades participarão do certame: Salvador e Rio de Janeiro. Na capital baiana, quatro espaços foram disponibilizados para os projetos: o Aquidabã, a antiga sede da Limpurb na Av. Sete Portas, a Prefeitura e o Vale dos Barris. As propostas para os locais devem estar de acordo com os critérios e requisitos do regulamento da competição e também com as especificações de cada local. Os documentos com todas as regras podem ser acessados no site https://www.c40reinventingcities.org/pt/guidelines/.

O prazo para envio dos projetos vai até 4 de maio. A previsão é que em julho deste ano comece a segunda fase da competição, quando as equipes selecionadas desenvolverão o projeto final. No fim da disputa, o proprietário de cada terreno fará o acordo legal de compra ou aluguel da área onde as ideias serão implementadas.

Desafios

Para propor soluções que promovam um projeto livre de carbono, as equipes devem levar em conta as características de cada local e como ele se integra às áreas à sua volta. Os principais pontos a serem abordados na busca de soluções inovadoras são: a eficiência energética dos empreendimentos e o fornecimento de energia limpa, buscando minimizar a quantidade de energia que o prédio usa para iluminação, ventilação e serviços elétricos, por exemplo; a gestão de materiais sustentáveis, como por meio da escolha de matérias-primas para a obra e do cuidado com o desperdício; e o estímulo à mobilidade verde, oferecendo condições para que os cidadãos priorizem a locomoção a pé, de bicicleta, de transporte público, veículos compartilhados, entre outros.

 

Serviço
Encontro Reinventing Cities em Salvador
Data: 20 de março de 2018 (terça-feira)
Horário: 9h30 às 12h
Local: Auditório do Sinduscon (Rua Minas Gerais, 436 – Pituba)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA e Rede Terra Brasil firmam parceria para evento inédito na Bahia

Destaques

Ex-Presidente e Conselheiro Federal do CAU/BA recebe comenda de Honra ao Mérito

Destaques

CAU/BA republica edital que disponibiliza R$ 257 mil reais para o fomento de ATHIS

Pular para o conteúdo