Destaques

Salvador começa a ser sinalizada para a Copa

salvador sinalizada

Salvador já começou a receber a sinalização para a Copa das Confederações. A cidade também contará, durante o evento, com novidades como uma linha de ônibus especial shuttle Aeroporto-Campo Grande, via orla.

As informações foram divulgadas pela Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), que também informou as mudanças de trânsito durante o período da competição. Estão sendo instaladas 41 placas e 200 banners, nas vias da cidade.

Muitos motoristas estão reclamando. Acham que as placas estão muito próximas do lugar que indicam. “Se você não conhece a cidade, fica perdido”, disse a paulista Maria Costa. “No Centro Histórico, a pessoa fica perdida. Faltam placas de sinalização que indiquem que você já está no Centro Histórico”, afirmou Costa, que desceu perto da Praça da Sé, mas não achou uma placa indicando o nome do local. Ela já estava no Pelourinho, mas não sabia.

Para evitar esses problemas foi que a FIFA (Federação Internacional de Futebol) exigiu a instalação de placas especiais nas cidades que vão sediar os jogos. São placas com informações em portu-guês e inglês, logomarca do evento em verde e amarelo, além de conteúdo escrito na cor preta e com o fundo branco. Elas também precisam ser bem visíveis à noite.

A orientação é que as placas permaneçam nas cidades até depois da Copa do Mundo de 2014. A ordem é para facilitar a chegada dos turistas, principalmente, a estádios, zona hoteleira, aeroportos e centros de treinamento. Não há exigência de colocação de outras placas, porque o que se espera é que as cidades já sejam bem sinalizadas.

O superintendente da Transalvador, Fabricio Muller, informou que existe um projeto em que a prefeitura e o governo do estado estão unindo esforços para implementar uma nova sinalização turística em Salvador. “Acreditamos que estas placas só serão instaladas após a Copa das Confederações”, adiantou.

Ônibus especial e estacionamento

As placas que estão sendo colocadas em vários pontos da cidade para a Copa das Confederações estão dentro das exigências da Fifa. Os ônibus shuttle, ligando o Aeroporto ao Campo Grande, vão funcionar até o dia 5 de julho, das 6h às 22h30. Em dias de jogos, eles vão circular das 6h às 23h, saindo a cada 30 minutos. A tarifa será de R$ 20. Sobre a sinalização, Salvador receberá 41 placas e 200 banners com informações em português e inglês.

Segundo o superintendente Fabrizzio Muller, da Transalvador, nos dias de jogos, para diminuir a circulação de veículos, foram criadas linhas especiais para quem tem ingresso para partidas, saindo do Aeroporto para a Fonte Nova, via Paralela, operando em faixa exclusiva, 5h antes do jogo e até 2h após a partida. Já os estacionamentos, criados para o evento, irão custar R$ 20 para quem possui ingresso. Linhas de ônibus também vão partir de estacionamentos do Comércio, Iguatemi e da Avenida Tancredo Neves em direção ao estádio.

Ainda de acordo com Muller, em dias de jogos os moradores com comprovante de residência também serão impedidos de transitar com seus veículos se não tiverem uma credencial. Nos acessos ao estádio serão montados Postos de Verificação de Veículos (PVV) com Transalvador, Guarda Municipal e Polícia Militar, além de representantes da Fifa. Os moradores terão restrição de retorno do veículo aos imóveis entre 6h antes dos jogos e 1h após o final.

Em dias de jogos, ficarão interditadas as seguintes ruas entre 7h antes das partidas e 1h depois:

– Av. Bonocô e Vale de Nazaré
– Av. Ogunjá ao Terminal Aquidabã
– Dique do Tororó
– Av. Vasco da Gama, a partir do Viaduto JK
– Ladeira Fonte das Pedras
– Av. Joana Angélica: Praça da Piedade até a Praça Almeida Couto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo