Sem categoria

Projeto de Gustavo Penna vai homenagear vítimas de Brumadinho

Quase dois anos depois do desastre do rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), os moradores da cidade vão ganhar um monumento para homenagear e relembrar seus mortos. Trata-se do Memorial Brumadinho, com projeto arquitetônico do escritório de Arquitetura GPA&A, fundado pelo arquiteto e urbanista Gustavo Penna. O memorial vai homenagear as 272 vítimas da tragédia.

Foto: Divulgação: GPA & A

“Este espaço vai possibilitar uma experiência sensível, individual e compartilhada, dando voz e forma a aquilo que não esquecemos”, comentou Gustavo Penna, em referência às vítimas. O projeto do memorial foi pensado para gerar no visitante uma experiência de reflexão sobre a memória e a dor que o rompimento deixou na comunidade local, por meio de estruturas cheias de significado.

Num terreno de cinco hectares escolhido pela Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão Brumadinho (Avabrum) e adquirido pela empresa Vale, o Memorial Brumadinho terá cerca de 1.220 m² de área construída.

Na entrada haverá um pavilhão com forma distorcida e fragmentada, que representará os sonhos das vítimas. Em outro ambiente, escuro e iluminado apenas por frestas de luz no teto, será simbolizada a invasão da lama. No arvoredo serão plantados mais 272 ipês-amarelos, simbolizando respeito e culto à memória de cada uma das vítimas.

A seleção do projeto contou com a votação dos membros da Avabrum e o apoio técnico da arquiteta e urbanista e ex-presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) Jurema de Sousa Machado e do museólogo ex-presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) Marcelo Mattos Araújo. O início das obras deve acontecer entre agosto e setembro próximos, e o Memorial Brumadinho entregue à população em um ano e meio.

O arquiteto e urbanista Gustavo Penna conquistou inúmeros prêmios internacionais como o The International Architecture Award, em Chicago, o World Architecture Festival (WAF), em Cingapura, e o Architizer A+Awards, em Londres. Este ano, foi premiado em mais uma edição do IF Design, com o projeto Memorial da Imigração Japonesa, na Pampulha, em Minas Gerais.

 

MAIS SOBRE: Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA e Rede Terra Brasil firmam parceria para evento inédito na Bahia

Destaques

Ex-Presidente e Conselheiro Federal do CAU/BA recebe comenda de Honra ao Mérito

Destaques

CAU/BA republica edital que disponibiliza R$ 257 mil reais para o fomento de ATHIS

Pular para o conteúdo