Destaques

Patrimônio Histórico: CAU/BR, CAU/UF e CEAU pelo tombamento do Jóquei Clube de Goiás

Organizações de Arquitetura e Urbanismo apoiam pedido protocolado pelo CAU/GO junto ao IPHAN

 

O Jóquei Clube de Goiás é um dos maiores patrimônios históricos e arquitetônicos da capital. Projetada em 1962 pelo maior nome vivo da arquitetura brasileira, Paulo Mendes da Rocha, a edificação integra o movimento moderno brasileiro, constitui a paisagem do Centro de Goiânia e faz parte da memória afetiva e da identidade do goianiense. E agora deverá ser vendido, após decisão da assembleia de sócios. Como forma de garantida a integridade da estrutura da edificação, o CAU/GO protocolou no Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) um pedido de tombamento da edificação, impedindo assim que ele seja destruído ou descaracterizado por meio de legislação específica. Saiba mais aqui. 

 

O CAU/BR, os demais CAU/UF e e o Colegiado das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU), reunidos na 23ª Plenária Ampliada do CAU/BR, publicaram moção de apoio ao tombamento pedido pelo CAU/GO. “O clube foi projetado em 1962 pelo arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha, objeto de concurso público, se apresentando hoje como precioso exemplar do movimento moderno brasileiro e constituinte relevante da paisagem do Centro de Goiânia”, diz o texto.

 

Veja a íntegra abaixo:

 

MOÇÃO DE APOIO AO TOMBAMENTO DO JÓQUEI CLUBE DE GOIÁS

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAU/UF) e o Colegiado das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU), reunidos em 15 de dezembro de 2017 em Brasília, em Plenária Ampliada na qual participaram os conselheiros do CAU/BR, os presidentes dos CAU/UF e o representante do CEAU, reconhecem a importância do Jóquei Clube de Goiás como patrimônio arquitetônico significativa da Arquitetura e apoia o pedido de tombamento deste edifício junto ao Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

 

O Jóquei Clube de Goiás, localizado na Av. Anhanguera, quadra 68, Setor Central, está inserido no perímetro do centro histórico de Goiânia tombado como Patrimônio Histórico Nacional por representar o traçado do plano original da capital, do arquiteto Atílio Corrêa Lima.

 

O clube foi projetado em 1962 pelo arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha, objeto de concurso público, se apresentando hoje como precioso exemplar do movimento moderno brasileiro e constituinte relevante da paisagem do Centro de Goiânia. O edifício também faz parte da memória afetiva e da identidade do povo goianiense e, portanto, é merecedor de ações de salvaguarda e proteção que garantam sua permanência no tempo.

 

Os arquitetos e urbanistas brasileiros reconhecem, respeitam e defendem as realizações arquitetônicas e urbanísticas como parte do patrimônio socioambiental e cultural, contribuindo para o aprimoramento deste patrimônio.

 

Fonte: CAU/BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo