Destaques

Palestras sobre o direito à cidade marcam comemorações pelo Dia do Arquiteto

Evento no Hotel Mercure também diplomou novos conselheiros do CAU/BA

Cerca de 300 pessoas participaram, nesta terça-feira, 16, no Hotel Mercure Rio Vermelho, do evento “Arquitetura e Urbanismo para Todos: direito à cidade”, que contou com as presenças do arquiteto Ruy Ohtake e do sociólogo e economista Carlos Vainer. Além das palestras, o público pôde participar da cerimônia de posse dos novos conselheiros do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BA) para o triênio 2015/2017 e também da certificação dos que estão terminando o mandato em 31 de dezembro.

foto da diplomação dos novos conselheiros do cau/ba

O evento foi aberto pelo presidente do CAU/BA, o professor da UFBA e arquiteto Guivaldo D’Alexandria, que comandou a sessão solene, logo após a execução do Hino Nacional brasileiro. Em breves palavras ele agradeceu os conselheiros que estavam encerrando o mandato e também aos funcionários da instituição.

Depois da certificação, a presidente da Comissão Eleitoral, a arquiteta Silvia Pimenta, diplomou os novos conselheiros e em seguida a palavra foi franqueada ao primeiro palestrante da noite: Carlos Vainner.

O sociólogo começou falando da necessidade de reflexão sobre o lugar da cidade na sociedade. Para ele, as cidades estão sendo transformadas em empresas, para as quais se busca a competitividade e a atração do capital financeiro. “É preciso resgatar o sentido de cidade como o lugar da diferença, do desigual”, disse, lembrando que as manifestações de 2013 no Brasil foram para “dizer não à cidade empresa, à cidade competitiva”. Citando vários autores, ele disse que é preciso resgatar a utopia de uma cidade feita para abrigar as diferenças.

foto palestra Carlos Vainer

Na sequência, o arquiteto Ruy Ohtake falou sobre suas principais obras, com destaque para o conjunto habitacional de Heliópolis, em São Paulo. Mostrou o projeto e como o construiu, junto com a comunidade, usando muita cor e criatividade. “A arquitetura e o urbanismo devem contribuir para uma cidade mais igualitária”, disse Ohtake.

Para ele, o arquiteto precisa arriscar, ousar, não pode ter medo de errar. “É preciso transformar a grande diversidade do país em projetos que ‘conversem’ com a cidade”, disse ele.

Foto palestra Ruy Ohtake

Ao final, foram feitas algumas perguntas pela plateia, que foram respondidas pelos palestrantes.

O evento, em comemoração ao Dia do Arquiteto, foi uma realização do CAU/BA, com o apoio da Câmara de Vereadores de Salvador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo