Destaques

Palavra do Presidente: Fórum de Presidentes de CAU/UFs em Salvador

“Nos dias 13, 14 e 15, deste mês de outubro, foi realizado aqui em Salvador, Bahia, o 21° Fórum dos Presidentes dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo – CAU, com a presença de 16 Presidentes. A pauta foi densa, mas vencida com definições e ações para a abordagem do exercício da profissão, tanto com objetivos de práticas de aprimoramento das práticas profissionais, como também com direcionamento para contribuir com e para a sociedade.

Foram analisados os normativos do sistema, revendo as resoluções como as atribuições do profissional de Arquitetura e Urbanismo, que tem acarretado diversas tentativas de interferências e sombreamentos com outras profissões

Ocorreu a avaliação das diversas situações que comprometem as ações do Conselho em alguns estados, por questões de equilíbrio financeiro, gerando dificuldades de atuar com eficiência. Foi contemplado com propostas e novas ações para tornar o Fundo de Apoio mais eficiente, com procedimentos para construção de atuações colaborativas, para serem mais efetivas e contundentes, buscando, contudo, uma unidade entre todos os estados da Federação.

E esta atuação presencial tem sido muito importante e necessária para a identificação de problemas comuns com trocas rápidas e objetivas das soluções para cada estado, evitando assim perda de tempo com desgaste físico e mental, com buscas de soluções já equacionadas e postas já em prática, que resolveram as demandas buscadas.

Além de que o deslocamento para estados diferentes em cada Fórum implementa e estimula nos Presidentes, entendimento das atuações e abordagens diferenciadas, contribuindo para ampliar conhecimentos das situações profissionais, culturais e sociais diversas, que refletem nas atitudes e soluções deste país de escala continental. Todavia, mantendo sempre a equação que personaliza e respeita as singularidades de cada região, com sua escala de registrados, demandas e necessidades locais.

Houve uma constante troca de conhecimentos, práticas e sinergia que produziram ações para o engrandecimento e fortalecimento do CAU.”

 

 

 

 

Arquiteto e Urbanista Neilton Dórea
Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia
Salvador, 18 de outubro de 2022.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Destaques

Treinamento técnico promovido pelo CAU/BR reúne membros da CED de todo o país

Pular para o conteúdo