Destaques

O olhar da arquitetura para quarto de empregada é tema de live promovida pelo CAU/BA

No dia em que se comemora o Dia Nacional da Empregada Doméstica, 27 de abril, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia promove a live “O Olhar da Arquitetura para o Quarto de Empregada”.

O evento online tem como objetivo estabelecer um diálogo interdisciplinar com profissionais que escolheram a temática do trabalho doméstico e a peculiaridade estrutural característica dos quartos de empregadas em todo o país para idealizar projetos que problematizam essa questão na atualidade.

Os convidados do CAU/BA para a live que acontece na próxima quarta, dia 27/04, às 17h, serão:

  • José Afonso Junior (PE), jornalista, pesquisador e fotógrafo. Idealizador do projeto Suíte Master e Quarto de Empregada, uma pesquisa visual de fotografia documental desenvolvida entre 2018 e 2020. Busca entender as tensões entre esses dois espaços que reverberam os conflitos sociais e segregacionais existentes na sociedade brasileira.
  • Karoline Maia (SP), cineasta. Idealizadora do longa-documentário Aqui não entra luz, em produção com apoio de campanha de financiamento coletivo. O filme pretende traçar um paralelo histórico entre a senzala e o quarto de empregada, por muito tempo naturalizado nos projetos arquitetônicos brasileiros. O filme, gravado nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Maranhão, contará também com entrevista de historiadores, sociólogos, pesquisadores, artistas e pessoas que desenvolvem o trabalho doméstico.

 

A mediação da live caberá às conselheiras Denise Marques e Damile Mata.

 

Lei assegura condições mínimas de acessibilidade e conforto para quartos de empregados domésticos

A Lei N.º 13.699/2018 altera o Estatuto da Cidade ao instituir diretrizes de política urbana com o intuito de garantir condições dignas de acessibilidade, utilização e conforto nas dependências internas das edificações urbanas, inclusive nas destinadas à moradia e ao serviço dos trabalhadores domésticos. 

 

 

 

Serviço
Live: O Olhar da Arquitetura para o Quarto de Empregada.
Data: 27 de abril de 2022
Horário: 17h
Onde: Instagram do CAU/BA (@caubahiaoficial)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: CAU/BA
Publicado em 25 de abril de 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo