Notícias

Norma de Desempenho é pauta de evento técnico promovido pelo CAU/BA

img_0021

Aconteceu, na última quinta-feira (03), o Seminário “Projeto Arquitetônico e a Norma de Desempenho – ABNT NBR 15.575:2013”, promovido pelo CAU/BA, com apoio do SINDUSCON-BA e Sistema FIEB. O evento apresentou as implicações do atendimento à Norma de Desempenho no Projeto Arquitetônico com ênfase no exercício profissional, a influência da Norma Técnica no desenvolvimento e fluxo dos projetos, além da análise das questões jurídicas decorrentes.

Segundo a arquiteta Débora Barretto, especialista em acústica nas construções, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Acústica e conselheira do CAU-BA, a Norma de Desempenho trouxe para o mercado de arquitetura uma mudança muito importante e que vem impactando positivamente em todas as esferas. “Os profissionais projetistas, principalmente arquitetos e engenheiros, estão a cada dia mais informados sobre como promover saúde e bem-estar através da especificação responsável dos métodos construtivos e dos materiais utilizados. Na prática, o consumidor final desses novos empreendimentos está sendo beneficiado, pois adquire um imóvel não apenas mais seguro e confortável, mas também existe transparência na entrega daquilo que foi oferecido na planta do imóvel. Vale ressaltar que grande parte da redução do custo das intervenções acústicas é consequência de um projeto arquitetônico consciente. O mercado se profissionaliza um pouco mais e possui formas claras de mensurar e comprovar aquilo que está sendo oferecido e entregue a cada projeto e a cada obra”, esclarece Débora.

img_0185

Ao promover um seminário sobre a Norma de Desempenho/ABNT NBR 15.575:2013 e trazer conceituadas especialistas, Guivaldo D’Alexandria Baptista, presidente do CAU/BA, entende que uma demanda da categoria profissional para conhecer e debater a questão é atendida. Além disso, sinaliza para que a qualidade do projeto arquitetônico pressupõe e exige uma contínua qualificação do profissional, exigindo intimidade profissional com a norma.

O seminário contou com a participação de arquitetos e urbanistas, engenheiros, coordenadores de projetos, gerentes técnicos e projetistas de empreendimentos e edificações, dentre outros.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo