Notícias

Mulheres são maioria dos profissionais de arquitetura

mulheres são maioria dos arquitetos e urbanistas

A população de arquitetos e urbanistas é formada principalmente por pessoas do sexo feminino e com menos de 40 anos. A informação faz parte dos dados do Censo dos Arquitetos e Urbanistas do Brasil, divulgado nesta quinta-feira (13), pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR. Na Bahia, 2.582 profissionais responderam a pesquisa, sendo 1.527 mulheres e 1.055 profissionais do sexo masculino. No Brasil, as mulheres representam 61% do total de profissionais em atividade, contra 39% dos homens.

Os principais resultados do Censo dos Arquitetos e Urbanistas Brasileiros foram divulgados durante debate sobre as novas demandas urbanas do país promovido pelo CAU/BR em parceira com o Jornal Folha de São Paulo. O debate que foi transmitido ao vivo, está disponível no site: www.cauba.gov.br. Além de abordar os resultados do censo, o evento tratou de  temas como concursos de arquitetura, licitações por menor preço, concorrência estrangeira, legado da Copa e Olimpíada e programas sociais de habitação como o Minha Casa, Minha Vida.

O Censo dos Arquitetos e Urbanistas é a primeira pesquisa realizada com os quase 100 mil profissionais atuantes no Brasil. Cerca de 83 mil arquitetos e urbanistas participaram do Censo, realizado no momento em que os profissionais fizeram seu registro junto ao CAU, criado em 2010 pela lei 12.378/2010. Trata-se de um retrato inédito da profissão no país.

Conforme o Censo, com relação à idade, percebe-se que arquitetos e urbanistas jovens já compõem uma parcela expressiva do mercado. São 58% com menos de 40 anos, sendo que 40% dos profissionais têm entre 26 e 35 anos. Credita-se esse fator ao crescimento demográfico e econômico do país e ao grande aumento das faculdades de Arquitetura e Urbanismo nas últimas décadas.

A pesquisa traz ainda dados como formação dos profissionais de arquitetura  urbanismo, atuação profissional, renda e opiniões dos profissionais sobre mercado e profissão. Em resumo, o Censo mostra que a maioria dos arquitetos é composta por mulheres, jovens, com ensino superior completo e com grande interesse por atividades de atualização e formação profissional. Gostam da profissão que exercem e acreditam que o mercado pode crescer mais nos próximos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo