Destaques

Moradia popular e políticas públicas no centro: Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo

Instituições de ensino, lideranças comunitárias e entidades profissionais se mobilizam em torno do debate sobre moradia popular e políticas públicas no centro. Com mais de 60 palestrantes, o evento será realizado em maio, de modo remoto, e as inscrições serão gratuitas e abertas ao público.

 

Sobre o evento:

Nas últimas décadas, as áreas centrais de grandes cidades brasileiras têm sido objeto de intervenções urbanas com a finalidade explícita de atrair investimentos imobiliários, assim como novos perfis de moradores e frequentadores. Entre estas, as de Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo são casos bastante emblemáticos. Nestas três cidades, embora com variações, os diagnósticos das áreas de intervenção indicam deterioração dos espaços públicos, edificações e atividades, esvaziamento populacional, assim como baixa atividade imobiliária. A questão da proteção e recuperação do patrimônio arquitetônico teve papel central em Salvador, mas também fez parte das intervenções no Rio e em São Paulo.

Não obstante o modelo de expansão periférica das metrópoles brasileiras, nas áreas centrais dessas cidades, cuja definição é elástica,  permanece uma população pobre vivendo em diferentes formas de moradia precária: favelas, cortiços, alojamento nos locais dos empregos, ocupações de imóveis esvaziados, assim como situação de rua. A proximidade das oportunidades de trabalho, bastante concentradas no centro, e a redução de tempo de locomoção e despesas de transporte são determinantes na escolha dessas localizações. Outras características das áreas centrais são a concentração de populações migrantes de origens diversas e atividades culturais importantes.

Neste contexto, o centro  tem sido palco de importantes lutas pela moradia e direitos sociais.

No entanto, há muitas diferenças entre as características urbanas, sociais e econômicas das áreas centrais e das intervenções nas três cidades, assim como no papel dos agentes  institucionais, privados e comunitários durante os processos de intervenção recentes.

A proposta do evento é conhecer e analisar as experiências recentes de intervenção nas cidades de Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, tentando tirar lições para a atuação futura dos atores públicos e sociais, inspirando novas formas de tessitura de políticas para a moradia social. Sua urgência é indiscutível.

 

Serviço:

Moradia popular e políticas públicas no centro: Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo
Data: 12, 13 e 20 de maio de 2022
Local (evento remoto): www.youtube.com/FAUUSPVideo
Mais informações e inscrições: www.even3.com.br/seminario_moradia_centro/
Contato: labhab@usp.br
Organizadores: Brigadas Populares/RJ, CMP/RJ, IPPUR/UFRJ (ETTERN, Observatório das Metrópoles, CidiMob), Labá/FND/UFRJ, LABHAB/FAU-USP (Observatório do Direito ao Centro), LEUS/PUC-Rio, MLB/RJ, MNLM/RJ, NEPHU/PROEX/UFF, PPGAU-FAUFBA, PPGTAS-UCSAL, UERJ, UMP/RJ

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: LABHAB/FAU-USP
Publicado em 10 de maio de 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA e Rede Terra Brasil firmam parceria para evento inédito na Bahia

Destaques

Ex-Presidente e Conselheiro Federal do CAU/BA recebe comenda de Honra ao Mérito

Destaques

CAU/BA republica edital que disponibiliza R$ 257 mil reais para o fomento de ATHIS

Pular para o conteúdo