Notícias

MAB abre inscrições para escolher a marca do seu centenário

Foto: Lázaro Menezes

 

Estão abertas as inscrições para o concurso de escolha da marca comemorativa do centenário do Museu de Arte da Bahia. O prazo de inscrição se encerra no dia 1º de fevereiro de 2017 e a escolha da marca obedecerá aos critérios de qualidade técnica, originalidade temática, contemporaneidade e viabilidade da aplicação em diferentes suportes. O vencedor receberá o prêmio no valor de R$ 5 mil.

Poderão participar do concurso, interessados brasileiros ou estrangeiros, individualmente ou em equipe. É vedada a inscrição neste concurso de quaisquer membros do Governo do Estado da Bahia. Cada concorrente ou equipe será responsável pela originalidade de seus projetos, garantindo a sua autoria e assumindo toda a responsabilidade decorrente de reclamações de terceiros no que diz respeito ao direito autoral.

As inscrições serão gratuitas e efetuadas por meio de fichas distribuídas presencialmente ou pelo e-mail museudeartedabahia@gmail.com, as quais deverão ser preenchidas e enviadas, sendo acompanhadas de projeto e currículo resumido. Cada concorrente poderá participar com até 03 propostas. 

 

A MARCA E SUA HISTÓRIA

O Palacete da Vitória, onde está sediado o Museu de Arte da Bahia, foi enriquecido com vários elementos decorativos provenientes de edificações coloniais, destacando-se a famosa portada seiscentista, proveniente do solar João de Aguiar Matos, demolido para o alargamento da Ladeira da Praça, no Centro Histórico e onde, em 28 de janeiro de 1808, o Príncipe D. João VI assinou a Carta Régia que abriu os portos do Brasil às nações amigas.

A portada, que possui moldura em arenito, formada por desenhos de tranças e frontão com volutas, é datada de 1674. A sua porta monumental, em vinhático e jacarandá, é trabalhada por sete painéis retangulares com mascarões entalhados, em baixo relevo, que fala-se ser de influência da arte mexicana. O mascarão – símbolo do Museu de Arte da Bahia – foi um elemento frequentemente utilizado na ornamentação barroca, marcada por um intenso dramatismo, exuberância das formas, expressões teatrais e movimento.

Acesse aqui o regulamento do concurso.  

Fonte: IPAC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Destaques

Treinamento técnico promovido pelo CAU/BR reúne membros da CED de todo o país

Pular para o conteúdo