Destaques

II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo será realizada no Rio de Janeiro

 

Entre 7 e 10 de outubro de 2017 acontecerá, no Rio de Janeiro, a II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo. O evento oficial do CAU/BR e dos CAU/UF pretende aproximar os arquitetos e urbanistas da sociedade para debater temas relevantes para Arquitetura e Urbanismo como a renovação dos centros urbanos, as fragilidades das periferias, o impacto das novas tecnologias na reorganização das cidades, a assistência técnica para habitação de interesse social, a prática profissional, a ética e o ensino.

As conclusões da Conferência têm caráter de recomendação ao CAU/BR e aos CAU/UF. O evento é gratuito e aberto a participação de todos os arquitetos e urbanistas e sociedade em geral. Haverá transmissão ao vivo pelo site do CAU/BR.

Clique aqui e inscreva-se (lista de espera)

A II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo terá como tema “Todos os Mundos – Rumo a UIA.2020.RIO”, em referência ao 27º Congresso Mundial de Arquitetos, que acontecerá no Rio de Janeiro em 2020, “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”. O RIO.2020, da UIA (União Internacional dos Arquitetos), será organizado pelo IAB, com apoio das demais entidades de arquitetura e urbanismo do país. Saiba mais aqui.

O evento do CAU constará de três palestras magnas – a primeira na cerimônia de abertura, dia 7 (sábado), e as demais nas noites dos dias 8 e 9. E mais debates desenvolvidos em quatro blocos.

Um dos blocos reúne quatro mesas redondas (tardes dos dias 8 e 9), abertas a todos os inscritos, e tem como objetivo discutir com outras áreas de conhecimento influentes na organização das cidades os seguintes eixos temáticos:

1) “O mundo da renovação”, focando nos centros urbanos das cidades, sua recuperação e vivacidade.

Debatedores:

= Luiz Alberto Oliveira, físico, professor, é o curador do Museu do Amanhã (RJ), do qual foi um dos idealizadores

= Raul Juste Lores, jornalista, repórter especial e editor da Folha de S.Paulo. Acaba de lançar o livro “São Paulo nas Alturas” (haverá uma sessão de autógrafos durante a conferência)

2) “O mundo da resiliência”, abordando a periferia das cidades, suas fragilidades, resistências e as reversões das más situações.

Debatedores:

= Jorge Abrahão, empresário, coordenador-geral da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, membro do Conselho do Global Compact da Organização das Nações Unidas (ONU) e dos Conselho do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente e da ONG Atletas pelo Brasil.

= MV Bill, rapper, ator, escritor e ativista da periferia do Rio, um dos fundadores da Central Única das Favelas (CUFA), presente em todos os Estados do país.

3) “O mundo da transição”, tratando do impacto das novas tecnologias de comunicação e informação e das mudanças comportamentais na reorganização das cidades.

Debatedores:

= Mauro Calliari, administrador de empresas, doutor em arquitetura e urbanismo, autor do livro “Espaço Público e Urbanidade em São Paulo”; membro do Conselho Participativo Municipal de São Paulo; defensor da “cidade andável”, conduz o Blog “Caminhadas Urbanas” do portal do Estadão

= André Lemos, mestre em Política de Ciência e Tecnologia, doutor em sociologia, professor titular da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), pesquisador 1A do CNPq, diretor do Lab404 – Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço. Tem mais de 15 livros publicados e inúmeros artigos nacionais e internacionais sobre cultura digital, incluindo cibercidades. Sua pesquisa atual é sobre Smart Cities, Internet das Coisas, Teoria Ator-Rede e Filosofia Orientada a Objeto.

4) “Todos os mundos”, reunindo e ampliando as discussões anteriores e apontando para o tema do 27º Congresso Mundial de Arquitetos – ‘Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21’.

Coordenação:

= Sérgio Magalhães, arquiteto e urbanista, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e um dos formuladores da UIA.2020.RIO

Outro bloco (na manhã do dia 8), coordenado pelas comissões Ordinárias e com a participação transversal das comissões Especiais do CAU/BR, será aberto às comissões estaduais similares e aos arquitetos e urbanistas interessados, e objetivará debater o percurso do CAU – da fundação aos desafios do futuro:

a) “A Ética na Arquitetura e Urbanismo”, dirigida pela CED-CAU/BR;
b) “A formação profissional na Arquitetura e Urbanismo”, pela CEF-CAU/BR;
c) “A prática profissional da Arquitetura e Urbanismo”, pela CEP-CAU/BR;
d) “A organização profissional da Arquitetura e Urbanismo”, pela COA-CAU/BR;
e) “O planejamento profissional da Arquitetura e Urbanismo”, pela CPFi-CAU/BR.

No formulário de inscrição para a Conferência, os interessados em participar desse bloco específico deverão indicar suas preferências.

O terceiro bloco será um painel dedicado à Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social, campo atualmente em expansão no Brasil e de grande interesse dos jovens arquitetos. Ele ocorrerá na manhã do dia 9.

O quarto bloco, coordenado pelo Colégio das Entidades dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU/BR) discutirá o futuro do ensino e do exercício profissional da Arquitetura e Urbanismo. Com o tema “Arquitetura e Urbanismo como aprendizagem intercultural”, seus debates serão igualmente abertos a todos os inscritos na II Conferência. Esse bloco será realizado na manhã e no início da tarde do dia 10, seguindo-se a plenária final.

O CAU/RJ e o IAB apoiam a iniciativa.

Em razão das Eleições do CAU 2017, a Comissão Eleitoral Nacional, por meio da Deliberação 23/2017, não autorizou a participação de candidatos como conferencistas, debatedores ou mediadores na II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo pelo CAU/BR, em atendimento aos incisos I, II, IV e V do art. 44 do Regulamento Eleitoral, bem como vedou a divulgação e/ou publicação de nome ou imagem de candidatos. Também foi orientado à organização do evento que na abertura de cada sessão seja dado o informe de impedimento de utilização do espaço da Conferência para propaganda eleitoral.

Clique aqui e inscreva-se (lista de espera)

RIO.2020
O 27ª Congresso Mundial de Arquitetos – RIO.2020 – “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, da União Internacional dos Arquitetos (UIA), coincidirá com o décimo ano de criação do CAU/BR, os 60 anos da fundação de Brasília e a véspera do centenário do IAB. O tema proposto para o 27º Congresso está centrado no papel da Arquitetura frente a realidade urbana do mundo contemporâneo, onde se expressam a diversidade e a multiplicidade das formas urbanas e dos mundos de produção das cidades.

A UIA é a organização que reúne as associações profissionais de arquitetos de mais de 130 países. Fundada em 1948, ela representa aproximadamente 1.500.000 arquitetos e urbanistas. O 26º Congresso ocorrerá no início do próximo mês de setembro em Seul, na Coréia, e os dois anteriores foram realizados em Durban e em Tóquio, sempre com a presença de cerca de 15 mil arquitetos e urbanistas de todo o mundo.

Desde 1969, quando Buenos Aires foi a sede do 10º Congresso, a América do Sul não hospedava um evento mundial da UIA.

I CONFERÊNCIA NACIONAL DE ARQUITETURA E URBANISMO
Em 2014, foi realizada em Fortaleza (CE) a I Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo, com a presença de mais de 600 arquitetos e urbanistas e estudantes. O evento durou três dias e teve como resultado a proposição de 27 diretrizes para as ações do CAU/BR e dos CAU/UF nos anos seguintes (veja aqui)

Essas diretrizes ajudaram a impulsionar diversas ações em todo o Brasil. Por exemplo, a proposta de “estudar metodologias ou ações que ajudem a sociedade a expressar suas dificuldades, anseios e expectativas em relação à construção das cidades” foi cumprida com a realização da Pesquisa CAU/BR-Datafolha, que entrevistou mais de 2.000 pessoas em todo o Brasil (leia aqui). Já a sugestão de “buscar estreitar os laços com o Ministério da Educação (MEC) e entidades de Arquitetura e Urbanismo objetivando garantir a qualidade do ensino e a aplicação da legislação educacional” foi efetivada com a assinatura do Acordo de Cooperação com o MEC (leia aqui).

A proposta de repudiar o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), que permite a contratação de obras públicas a partir somente de um anteprojeto, vem sendo contemplada por meio de uma série de ações em favor da revisão da Lei de Licitações. A última delas aconteceu no Congresso Nacional, quando os presidentes do CAU/BR e do IAB propuseram a criação de uma lei específica para aquisição de projetos arquitetônicos e de obras públicas (leia aqui).

“Conscientizar os arquitetos e urbanistas sobre as necessidades de adotar posturas e práticas mais inclusivas e participativas no contexto político local e nacional” é uma diretriz que vem sendo seguida com diversas ações de estímulo à Assistência Técnica para Habitação Social, como seminários em todo o país e o lançamento de editais para apoiar ações desse tipo (leia aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA e Rede Terra Brasil firmam parceria para evento inédito na Bahia

Destaques

Ex-Presidente e Conselheiro Federal do CAU/BA recebe comenda de Honra ao Mérito

Destaques

CAU/BA republica edital que disponibiliza R$ 257 mil reais para o fomento de ATHIS

Pular para o conteúdo