Notícias

Gilson Paranhos: “Fazer concurso de projeto no Brasil é uma guerra”

Presidente da Codhab narra as dificuldades que enfrenta nos editais que tem aberto ao público

“Fazer concurso de projeto no Brasil é uma guerra. Quem comanda nossa profissão são os advogados, que não entendem do assunto e colocam inúmeros obstáculos”, disse o arquiteto Gilson Paralhos, presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), ao participar da 50ª Plenária Ordinária do CAU/BR, em 13/01/16. “Temos que mudar o caminho dessa história. Quem pode fazer isso é o Conselho”.
O Governo do Distrito Federal divulgou recentemente editais de dois concursos públicos de projetos, de caráter nacional, para a construção de centros de educação infantil (um infantil, outro fundamental). Para mais detalhes, clique aqui.

Ele apresentou os documentos na Plenária, informando ser decisão do GDF que toda contratação de obra seja feita através de concurso público de projeto. Em breve será aberto o concurso para uma Unidade Básica de Saúde e, segundo o presidente da Codhab, nos próximos dois meses serão lançados outros cinco editais para a construção de casas populares com energia solar, materiais alternativos e programas diferenciados. “O foco é a qualidade dos projetos e consequentemente das obras, não quantidade de empreendimentos”.

A proposta é radical, pois antes a companhia não contata sequer com um departamento de projetos “e tudo era feito por meio do instrumento da “contratação integrada”, do Regime Diferenciado de Contratações Públicas, que permite licitações só com anteprojetos”, segundo Gilson Paranhos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo