Notícias

Fórum defende projeto de cidades democráticas

forum de presidentes

Os conselhos estaduais de Arquitetura e Urbanismo seguem com uma firme agenda de trocas de experiências para evoluir as ações de atendimento e fiscalização pelo Brasil. Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, sediou o 8º Fórum de Presidentes de CAU/UF. O encontro produziu a Carta de Campo Grande, documento em que os presidentes de CAU/UF defendem que o planejamento urbano das cidades brasileiras seja precedido de amplo debate com a maior participação possível da sociedade, de forma a superar o “modelo tradicional de políticas públicas abstratas, fragmentadas, isoladas e geradoras de ambientes urbanos excludentes, segregacionistas e antidemocráticos”. A carta critica os  investimento públicos feitos em estádios para a Copa do Mundo, sem que eles tenham trazido impactos relevantes nas cidades.

“Não é a cidade que está em crise, mas a forma de pensar e intervir nos espaços com procedimentos ditos de planejamento que não mais respondem a realidade democrática e participativa. Na era do conhecimento e da informação em tempo real, a cidade precisa, antes de tudo, compartilhar uma visão de futuro”, diz o texto.

A reunião discutiu também o Selo de Conformidade para obras. Trata-se de uma ação com o objetivo de reconhecer as obras que estejam em plena regularidade com o CAU, disponibilizando certificados para serem expostos junto às sinalizações obrigatórias do empreendimento. “Apresentamos oficialmente o selo e alguns estados já estão aderindo à proposta, como é o caso de Cuiabá, Mato Grosso. Essa é uma iniciativa do CAU/MS que se espalha pelo Brasil inteiro seguramente”, afirma Osvaldo. O outro destaque do Fórum foi a palestra de Aprovação de Projeto, ministrada pelo pelo arquiteto João Augusto Albuquerque Soares, supervisor de Análise de Projeto Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Campo Grande.

“Basicamente o Fórum em Campo Grande mostra uma evolução das nossas reuniões de presidentes, que por sua vez mostra uma evolução da própria consolidação do conselho em relação aos estados, em relação ao país, em relação ao que veio como proposta para a sociedade”, comenta John Mivaldo Silveira, presidente do CAU/GO. “Sempre aprendo muito com os demais presidentes, sou nova no cargo e cada reunião para mim é uma aula. Ter participado desse fórum em Campo Grande foi de grande importância pelos assuntos aqui abordados”, afirma a presidente do CAU/SE, Karinne S. Almeida Dantas.

Estiveram presentes no 8º Fórum de Presidentes de CAU/UF os seguintes presidentes: Adolfo Maia (CAU/PA); Afonso Celso Bueno Monteiro (CAU/SP); Claudio Santos de Miranda (CAU/MT); Alberto Alves de Faria (CAU/DF); Guivaldo D’Alexandria Baptista (CAU/BA); Hermes da Fonseca Neto (CAU/MA); Jaime Kuck (CAU/AM); João Alves Lacerda (CAU/RO); John Mivaldo Silveira (CAU/GO); Karinne S. Almeida Dantas (CAU/SE); Luciano Lima Guimarães (CAU/CE); Pedro Hees (CAU/RR); Raquelson Lins (CAU/RN); Roberto Py (CAU/RS); Ronaldo Lima (CAU/SC); Roberto Montezuma (CAU/PE); Sanderland Coelho Ribeiro (CAU/PI); Tito Carvalho (CAU/ES); José Alberto Tostes (CAU/AP); Sydnei Menezes (CAU/RJ) e Osvaldo Abrão de Souza (CAU/MS).

Os presidentes dos CAU/UFs  também se reunirão com o presidente do CAU/BR nos dias 18 e 19 de julho. A pauta será dedicada ao sistema de fiscalização do CAU: condições atuais, fiscalização básica, avaliação das normas em vigor, cronograma para incorporação das novas tecnologias e novos procedimentos. A meta é iniciar a discussão sobre uma política nacional de fiscalização – contemporânea, voltada para a qualidade da Arquitetura e Urbanismo e para a proteção da sociedade contra a má prática e a prática ilegal da profissão; a favor da ética na atuação dos arquitetos e urbanistas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo