Destaques

FNA entrega Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano no dia 19 de novembro

11premio

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) vai reconhecer no dia 19 de novembro (19/11), em Porto Alegre (RS), os melhores arquitetos e urbanistas do país divididos em seis categorias. Os profissionais foram vencedores da 11ª edição do Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano, que homenageia pessoas que se destacaram pela atuação em atividades da Arquitetura e Urbanismo. A cerimônia de premiação será realizada no Memorial Luiz Carlos Prestes, na avenida Edvaldo pereira Paiva, s/nº, a partir das 20h30min, durante o 40º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA).

Os vencedores do 11º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano são de cinco estados diferentes e foram escolhidos em seis categorias: Setor Público, Setor Privado, Jovem Arquiteto, Homenagem Especial, In Memorian e Reconhecimento da Contribuição a Arquitetura e Urbanismo.

No Setor Público, a arquiteta e urbanista Amadja Henrique Borges, de Natal (RN), receberá a homenagem por ter desenvolvido um trabalho com foco social de produção habitacional em área rural. A produção foi feita através do Grupo de Estudos em Reforma Agrária e Habitat (GERAH) do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFRN (Amadja Henrique Borges: https://goo.gl/78wRJR).

No Setor Privado, será laureado o escritório Arquea Arquitetos, de Curitiba (PR), que iniciou as atividades em 2008, a partir da iniciativa dos arquitetos e urbanistas Bernardo Richter, Fernando Caldeira de Lacerda e Pedro Amin Tavares. Os profissionais decidiram unir seus ideais e expectativas para oferecer um novo conceito de arquitetura. Atualmente, desenvolvem projetos de diversas escalas e programas como residências, edifícios comerciais e habitacionais (Arquea Arquitetos: https://goo.gl/0tMeLx).

Na categoria Jovem Arquiteto, foi escolhido Deloan Edberto Mattos Perini, de Erechim (RS), que ganhou destaque ao criar um Centro Municipal de Agricultura Urbana. O projeto foi feito ainda no final da graduação do jovem e engloba temáticas como saúde, relações sociais e melhoria dos espaços das cidades (Deloan Mattos Perini: https://goo.gl/5oHyeO).

Para a Homenagem Especial foram escolhidos dois profissionais de destaque: Antonio Carlos Moraes de Castro e Alis Jein Josefides Scacino. O arquiteto e urbanista Antonio Carlos Moraes de Castro, de Brasília (DF), dedicou 48 anos de sua vida à arquitetura. Ele coleciona obras, assim como inúmeros prêmios em sua trajetória. Atuou no IAB, CREA-DF, foi presidente da Federação Pan-americana de Associações de Arquitetos (FPAA), sendo o primeiro arquiteto brasileiro a ser presidente de uma entidade internacional de arquitetos, recebeu medalhas e títulos em 12 países (Moraes de Castro: https://goo.gl/FvDtrW). Já Alis Jein Josefides Scacino, de São Paulo (SP), é homenageada pela importante ação e esforços que envolveu para a fundação da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (Fenea). Desde a academia dedicou seu tempo para a militância na habitação popular (Alis Scacino: https://goo.gl/pOSfra).

Na categoria In Memorian, quem recebe a homenagem é o casal Demétrio e Enilda Ribeiro, de Porto Alegre (RS). O reconhecimento se deve elo pioneirismo em projetos de edificações e de planejamento urbano sob a escola dita modernista, no ensino da arquitetura e urbanismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e atuação para a preservação do patrimônio histórico e cultural (Demétrio e Enilda Ribeiro: https://goo.gl/8l1Uc7).

Na categoria Reconhecimento da Contribuição a Arquitetura e Urbanismo, foi selecionada a Rádio Arquitetura, de Novo Hamburgo (RS). O prêmio será entregue pela atuação do veículo como porta-voz dos arquitetos, que compõem 70% da audiência da rádio, unindo música e informação com credibilidade aos profissionais (Rádio Arquitetura: https://goo.gl/CbxHcI).

Os vencedores dessa edição foram escolhidos no dia 26 de agosto (26/08) pelo Comitê Curador, constituído pelo presidente da FNA, Jeferson Mota Salazar, e por ex-presidentes que integram o Conselho Consultivo. Foram avaliados 22 indicados, que receberam apoio de 41 indicações feitas até o dia 20 de julho deste ano. A láurea Arquiteto e Urbanista do Ano foi criada em 2006 em comemoração aos 27 anos da FNA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA e Rede Terra Brasil firmam parceria para evento inédito na Bahia

Destaques

Ex-Presidente e Conselheiro Federal do CAU/BA recebe comenda de Honra ao Mérito

Destaques

CAU/BA republica edital que disponibiliza R$ 257 mil reais para o fomento de ATHIS

Pular para o conteúdo