Notícias

Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), através do Departamento da Bahia (IAB-BA), em parceria com a Faculdade de Arquitetura (FAUFBA) e o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (PPG-AU/UFBA), convidam os profissionais e pesquisadores atuantes na preservação do patrimônio arquitetônico e urbanístico a participar do ArquiMemória 4 – Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado, que acontecerá em Salvador, entre 14 e 17 de maio de 2013. Tendo como tema central “A dimensão urbana do patrimônio”, o ArquiMemória 4 pretende discutir as diversas relações entre cidade e patrimônio no Brasil e em outros contextos, a partir dos cinco eixos temáticos que estruturam o evento:

1. Planejamento, urbanismo e apropriação social na preservação do patrimônio
As relações entre gestão, planejamento urbano e preservação do patrimônio. Os instrumentos de política urbana e sua aplicação na preservação do patrimônio. Dinâmica urbana, obsolescência e valorização imobiliária de sítios de importância cultural. Parcerias público-privadas na preservação e gestão do patrimônio edificado. Os megaeventos e seus impactos nos sítios de valor cultural. As políticas habitacionais e a preservação do patrimônio edificado. As relações simbólicas e funcionais estabelecidas entre os diversos grupos sociais e o patrimônio edificado. A participação da comunidade na identificação, conservação e gestão do patrimônio edificado. O papel da sensibilização patrimonial na preservação do patrimônio cultural.

2. Articulações entre ensino, projeto, canteiro e gestão do patrimônio edificado.
A interdisciplinaridade na preservação do patrimônio edificado. Conceitos e teorias da conservação e do restauro e sua aplicação no projeto e na gestão do patrimônio. Do projeto ao canteiro de obras. A formação de gestores, restauradores e mestres-artífices: da academia ao canteiro e aos órgãos de gestão. O papel da universidade na preservação do patrimônio cultural. A preservação do patrimônio na formação dos arquitetos e urbanistas: questões teóricas, técnicas e projetuais.

3. Inserção de nova arquitetura em contextos históricos
Arquitetura contemporânea e preexistências arquitetônicas e urbanas. Reciclagem de edifícios de valor cultural. Ampliação de edifícios de valor cultural. Intervenções arquitetônicas em ruínas. Novas edificações inseridas em contextos históricos. Requalificação de espaços públicos em contextos históricos. Requalificação urbana de sítios de valor cultural. Rupturas e continuidades na inserção de nova arquitetura em contextos históricos. Prospecções arqueológicas e a integridade de sítios urbanos de valor cultural.

4. Identificação, intervenção e gestão do patrimônio edificado: instrumentos, metodologias e técnicas
Os instrumentos de preservação do patrimônio edificado. Metodologias de levantamento, diagnóstico e intervenção. Novos materiais e técnicas construtivas a serviço da preservação do patrimônio. A permanência das técnicas construtivas tradicionais: sua utilização na preservação e seu reconhecimento como patrimônio. Tecnologias digitais na documentação e análise do patrimônio construído. Preservação do patrimônio e sustentabilidade ambiental.

5. Novos conceitos e “novos” patrimônios
As teorias contemporâneas da conservação e do restauro. Ampliação da abrangência do conceito de patrimônio. História dos pensamentos, práticas e políticas de preservação do patrimônio edificado. O reconhecimento do patrimônio dos séculos XIX e XX. Preservação do patrimônio moderno. Preservação do patrimônio industrial. Preservação do patrimônio afrodescendente. Preservação do patrimônio das minorias étnicas. O patrimônio do século XXI. Os novos conceitos de paisagem cultural e itinerário cultural.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS
O ArquiMemória 4 contemplará a apresentação de trabalhos em três modalidades: A) comunicações; B) colóquios temáticos; C) projetos arquitetônicos e urbanísticos de intervenção no patrimônio edificado. Em cada uma das três modalidades, o processo de seleção ocorrerá em duas etapas e, em cada uma delas, cada trabalho será analisado por dois membros da Comissão Científica em avaliação cega (sem identificação da autoria).

Os trabalhos submetidos em qualquer uma das três modalidades deverão ser enviados para o endereço de correio eletrônico oficial da Comissão Organizadora do ArquiMemória 4: arquimemoria4@gmail.com. Trabalhos enviados para outro endereço de correio eletrônico serão desconsiderados.

Serão aceitos trabalhos nos seguintes idiomas: português e espanhol. As normas para submissão de trabalhos nas três modalidades podem ser consultadas aqui.

 

 

 

 

 

 

 


Publicado em 21 de novembro de 2012.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA e Rede Terra Brasil firmam parceria para evento inédito na Bahia

Destaques

Ex-Presidente e Conselheiro Federal do CAU/BA recebe comenda de Honra ao Mérito

Destaques

CAU/BA republica edital que disponibiliza R$ 257 mil reais para o fomento de ATHIS

Pular para o conteúdo