Destaques

Encontro das Comissões de Política Urbana discutirá licenciamento urbanístico

 

“Simplificação do Licenciamento Urbanístico” é o tema do IV Encontro Nacional de Comissões de Política Urbana e Ambiental que o CAU Brasil promoverá no próximo dia 18 de março por videoconferência.

O evento será transmitido online pela TV CAU das 16 às 19 horas. A programação é a seguinte:

 

16:00 – Abertura:

  • Nadia Somekh, presidente do CAU Brasil
  • Josélia Alves, Coordenadora Comissão de Política Urbana e Ambiental – CPUA  do CAU Brasil
  • Cristina Barreiros, Coordenadora Comissão de Política Profissional (CPP) do CAU Brasil

 

16:10 – Relatoria das discussões internas sobre o tema:

  • Alice da Silva Rodrigues Rosas, Coordenadora-adjunto CPUA do CAU Brasil
  • Nilton Lima, Conselheiro Federal por GO

 

16:40 – 17:00 –  Apresentação do caso de licenciamento urbanístico da Prefeitura de Campo Grande, MS: 

  • Luís Eduardo Costa, Conselheiro Estadual do CAU/MS e Secretário Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (SEMADUR), do Município de Campo Grande
  • João Augusto Soares, Presidente do CAU/MS

 

17:00 – 17:30 – Posicionamento das CPUAs dos CAU/UF

17:30 – 18:00 – Posicionamento Conselheiros Federais

18:00 – 19:00 – Debate final e encaminhamentos

 

Os debates servirão de subsídio para as contribuições que o CAU Brasil levará ao Grupo de Trabalho constituído pelo Ministério da Economia para discutir a revisão da Resolução CGSIM nº 64/2020, que trata do licenciamento urbanístico integrado, introduzindo novas normas para obtenção do “Alvará de Construção” e do “Habite-se”.

A princípio, a Resolução entraria em vigor no dia 1º. de março, mas foi suspensa após uma série de questionamentos a seu respeito, inclusive do CAU Brasil, o que motivou convite para uma reunião feito à presidente Nadia Somekh pelo Secretário de Advocacia da Concorrência e Competitividade (Seae) da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), Geanluca Lorenzon.

Na reunião, realizada em 29 de janeiro, por videoconferência,  Geanluca Lorezon se comprometeu a suspender a Resolução 64 e  antecipou informalmente convite para o CAU Brasil integrar o GT de revisão da norma, o que foi oficializado em correspondência enviada em seguida. 

Na ocasião, a presidente apresentou a visão crítica do CAU Brasil sobre vários pontos da Resolução 64, como sua inconstitucionalidade por legislar sobre matéria de competência dos Municípios e a privatização do processo de licenciamento. Ressaltou, contudo, que o propósito do Conselho é contribuir com o processo de agilização do licenciamento urbanístico nos municípios brasileiros. Destacou em especial a importância da responsabilidade técnica dos arquitetos e urbanistas e a necessidade de se pensar na regulação urbana e edilícia e na regularização de imóveis já construídos. “Nós temos um passivo muito grande da irregularidade das nossas cidades, e a Resolução só tem foco nos novos projetos”, pontuou.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: CAU/BR
Publicado em 18 de março de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo