Destaques

Como cobrar mais pelo serviço de arquitetura.

 

 

Quando se fala em prestação de serviços, cobrar o valor que realmente merecemos sempre é uma grande dificuldade, e com o Arquiteto não é diferente. Essa situação se agrava com os recém-formados, que têm pouca experiência e quase nenhum reconhecimento no mercado.

Mas tudo isso pode mudar e você pode sim conseguir cobrar mais caro por seus serviços, pra isso, você precisa se tornar mais conhecido ou melhor, mais desejado no mercado, mas a grande perguta que sempre me fazem é, como eu posso conseguir essa façanha?  Eu separei três dicas que você pode começar a colocar em prática hoje mesmo.

#1 Tenha presença digital para construir autoridade

O mundo digital nos permite ter uma presença massiva no mercado. Desta forma, dominar as redes sociais é de fundamental importância para se criar autoridade. Mesmo que você ainda não esteja formado, já é possível se posicionar no mercado a partir das suas publicações.

Publique projetos, fotos dos serviços prestados, vídeos com depoimentos de clientes e também conteúdos que ajudem os seus potenciais clientes a resolver o problema que eles têm. Assim, quando você apresentar a sua proposta a um cliente, ele já terá referências suas no mercado. Lembre-se que hoje o cliente tem a mão uma arma bastante poderosa a seu favor, que é a internet e ele busca referência primeiro por lá.

 

#2 Construa uma proposta irresistível

Outra forma de você conseguir cobrar mais caro pelos seus serviços é construir uma proposta irresistível. Todos os arquitetos já têm um modelo padrão de proposta, praticamente com os mesmos itens. A ideia aqui é surpreender o cliente oferecendo a ele algum benefícios que os outros não pensaram em entregar.

Não faz muito tempo eu dei mentoria para uma jovem arquiteta e ela amava fotografia, tinha equipamento profissional e já havia realizado diversos cursos na área. Desenvolvemos nossa proposta irresistível e como bônus ofertamos uma sessão profissional de fotografias do imóvel. Esse foi o elemento chave que vez o cliente fechar o contrato, já que ele pretendia alugar o imóvel e precisaria de fotos profissionais. Claro que você poderá apresentar propostas muito mais interessantes, mas pense primeiro no valor que você precisa gerar para seu cliente.

Existem diversas formas de encantar o cliente gerando valor na vida dele, assim, ele praticamente não terá como comparar a sua proposta com a do seu concorrente, porque a sua certamente gera mais valor. Mas pra isso, você tem que conhecer um profundidade seus desejos, valores, medos etc.

 

#3 Participe de concursos ou projetos sociais

Outra forma de se tornar mais conhecido e construir autoridade é participando de concursos e/ou executando projetos em Obras Sociais, assim você pode divulgar os prêmios e o resultado do seu trabalho.

Esse tipo de evento traz bastante publicidade e de certa forma você estará em evidência, além de poder falar para os seus futuros clientes os seus feitos. Certamente o cliente terá mais interesse em profissionais premiados ou que defendem uma causa social.

Claro que vocês deve estar pensado nos valores de referência de honorários, sim, com certeza existem, mas você acho que os maiores arquitetos no país têm o mesmo valor que o seu?

Cobrar mais caro por serviço será sempre um grande desafio, mas acredito que se fizermos um pouco dessas três dicas acima, será muito mais fácil não somente o fechamento do contrato, como também possibilitar o aumento no valor dos honorários.

Agora que já sabe, vai lá e faz.

Litelton Pires

Quer acessar mais artigos sobre negócios acesse:

www.litelton.com.br

 

(Litelton é coaching de inovação e parceiro do CAU/BA)

 

MAIS SOBRE: Destaques Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo