Destaques

Comissão planeja cartilha para ensinar noções de Urbanismo e meio ambiente a crianças

CPUA se reuniu pela primeira vez em 2018 na última quarta-feira (31/01)

A Comissão de Política Urbana e Ambiental do CAU/BR (CPUA) vai organizar uma cartilha com noções sobre espaço urbano e preservação do meio ambiente para estudantes do Ensino Fundamental. “Queremos levar às crianças desde cedo conhecimentos sobre a cidade, o meio ambiente e a promoção de melhorias nos espaços em que vivem”, explicou o coordenador do órgão, Wilson de Andrade. O assunto foi discutido na última quarta-feira (31/01), durante a primeira reunião do órgão na gestão 2018-2020 do CAU/BR.

 

De acordo com Wilson, a publicação vai abordar temas como lixo, água e conservação de espaços públicos. “Demos o primeiro passo com a aprovação da ideia hoje. Vamos agora discutir como o projeto será feito e como será a difusão desse material”. 

 

Comissão de Política Urbana e Ambiental (2018): Nikson Dias (coordenador-adjunto), Wilson de Andrade (coordenador), Lana Jubé, Josélia Alves e Patrícia Luz

Comissão de Política Urbana e Ambiental (2018): Nikson Dias (coordenador-adjunto), Wilson de Andrade (coordenador), Lana Jubé, Josélia Alves e Patrícia Luz (Foto: San Rogê – CAU/BR)

 

RELAÇÕES COM O GOVERNO

 

Na primeira reunião da Comissão, os conselheiros definiram como prioridade o reforço nas relações governamentais e parlamentares, tanto em âmbito federal quanto estadual. “Vamos ampliar nossa atuação junto às instituições que tratam de temas relacionados à política urbana e ambiental. Nós, conselheiros, estamos comprometidos, inclusive, em atuar em conjunto com a Assessoria de Relações Institucionais e Parlamentares ou diretamente com os senadores, deputados ou ocupantes de cargos de gestão nos governos – tanto em Brasília quanto nos estados”, afirmou Nikson Dias, coordenador-adjunto da CPUA.

 

Uma das primeiras ações será junto à Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados. “Queremos estimular a CDU a continuar com o projeto do Fórum Interativo de Desenvolvimento Urbano, que é um espaço muito importante”, defendeu Wilson de Andrade. Parceria entre a Câmara e o CAU/BR, o Fórum foi criado em 2017 como espaço de debates sobre os grandes temas nacionais relacionados ao Urbanismo. Foram realizadas seis edições, todas com transmissão ao vivo e possibilidade de interação em tempo real com os parlamentares e debatedores convidados.

 

BALANÇO E PLANEJAMENTO

 

Na reunião, foi feita ainda uma detalhada apresentação das ações da gestão anterior da Comissão. “Houve um trabalho muito grande na construção de ideias e caminhos, o que é essencial. Agora nossa intenção é partir para as ações de fato”, afirmou Wilson de Andrade.

 

O próximo encontro da CPUA está marcado para o dia 7 de março.

 

Fonte: CAU/BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA e Rede Terra Brasil firmam parceria para evento inédito na Bahia

Destaques

Ex-Presidente e Conselheiro Federal do CAU/BA recebe comenda de Honra ao Mérito

Destaques

CAU/BA republica edital que disponibiliza R$ 257 mil reais para o fomento de ATHIS

Pular para o conteúdo