Destaques

CAU/BA Parabeniza Arquitetos e Urbanistas!

PresidenteO Conselho de Arquitetura da Bahia – CAU/BA no seu segundo ano de  existência PARABENIZA os profissionais Arquitetos e Urbanistas pela data 15 de dezembro – Dia do Arquiteto e Urbanista.

Enquanto Presidente em exercício, agradeço publicamente aos profissionais pela participação na construção do Conselho, aos Conselheiros e à equipe do CAU. Saliento, ainda, a existência de inúmeros desafios, mas acredito na reinserção da Arquitetura no cenário de importância da construção das Cidades e nos espaços de existência.

Muito já foi feito, inúmeras Oficinas foram realizadas nos Municípios polos de atuação profissionais, inserimos o Conselho e a importância da Arquitetura em debates vinculados a mobilidade, acessibilidade e legalidade de legislações; debates locais e nacionais, promovemos o fomento de reuniões para discussão do Código de Ética, enfim, atuamos com enfoque na construção do pertencimento, da  integração e da aproximação. Esses foram os pilares do Conselho no ano de 2013.

Para 2014 acreditamos contar com a participação ainda mais aproximada e efetiva dos profissionais da Arquitetura, para que possamos refletir – de forma aprofundada – o desenvolvimento dos espaços urbanos, com enfoque inclusivo, universalizado, de justiça social, sustentabilidade e de transparência democrática.

As Cidades são espaços coletivos ricos, desiguais e diversificados; que  precisam ser planejados de forma a traçar  diretrizes estratégicas  pautadas em princípios que assegurem a efetivação, não apenas da função social da propriedade, mas da função social das Cidades, como alicerce estruturante da política urbana.

Sabemos, como profissionais da Arquitetura, que medidas urgentes precisam ser tomadas na perspectiva da garantia do “Direito às Cidades”, para assegurar o direito à moradia, ao transporte, ao saneamento, à infraestrutura, ao desenvolvimento de uma Cidade justa e à mobilidade urbana.

A Arquitetura, sem nenhuma dúvida, é essencial nessa construção, impondo, nesse momento histórico, o urgente engajamento dos profissionais nesse espaço de discussão e reflexão.

Então TODOS NÓS, profissionais da Arquitetura e Urbanismo, somos merecedores desses “PARABÉNS” e o CAU/BA vem aqui abraçar e homenagear a todos!

Guivaldo D´Alexandria Baptista
Presidente em Exercício do CAU/BA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA e Rede Terra Brasil firmam parceria para evento inédito na Bahia

Destaques

Ex-Presidente e Conselheiro Federal do CAU/BA recebe comenda de Honra ao Mérito

Destaques

CAU/BA republica edital que disponibiliza R$ 257 mil reais para o fomento de ATHIS

Pular para o conteúdo