Destaques

CAU/BA averigua acidente com Camarote Bar Brahma no Carnaval

O CAU/BA já iniciou o processo de averiguação dos fatos e documentos relacioandos ao acidente ocorrido na madrugada do último dia 16 de fevereiro, segunda-feira de Carnanval, no Camarote Bar Brahma. O teto do camarote não resistiu às fortes chuvas e desabou durante a madrugada. O espaço tinha capacidade para abrigar 3000 pessoas e a estutura caiu sobre o local onde os foliões tinham a visão dos desfiles de trios, mas como no momento da queda, por volta de 5 horas, o camarote estava vazio, ninguém foi ferido.

Desde o ano de 2012, o CAU/BA promove fiscalizações vinculadas ao Carnaval de Salvador. Para o Conselho, a principal preocupação tem sido os camarotes, nos quais fiscaliza o exercício profissional verificando a existência de arquiteto e urbanista na implementação das atividades do âmbito da arquitetura, bem como o respectivo Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), além de outros aspectos formais exigidos pela legislação vigente.

No momento, o Conselho aguarda informações complementares solicitadas à SUCOM, órgão licenciador do empreendimento, e cópia do laudo pericial do Departamento de Polícia Técnica, que deve apontar as causas do acidente a partir de análises técnicas do desabamento.

Somente em posse de todas estas informações e documentos é que o CAU/BA poderá analisar o sinistro em face do exercício e responsabilidade profissional. Se apuradas responsabilidades técnicas, as penalidades a que o profissional está sujeito vão desde advertência ou suspensão, até mesmo a cassação do registro profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo