Destaques

CAU/BA manifesta apoio ao tombamento da Residência Universitária da UFBA

Foto: Divulgação

 

No dia seguinte à data que evidencia a importância da preservação do Patrimônio Histórico Nacional, fomos surpreendidos com informação que decreto do município de Salvador revogou, subitamente, ato de tombamento da Residência Universitária Masculina da UFBA.

O embasamento técnico do Decreto Municipal N.º 34.255/2021 destaca, dentre outros pontos, a relevância das características arquitetônicas do imóvel e o fato de ser a edificação um dos últimos exemplares da arquitetura eclética na Bahia, guardando a memória de significativas transformações socioculturais ocorridas na sociedade baiana na segunda metade do século XIX. Entretanto, este elenco de motivos parece não ter sido suficiente para que o ato de revogação do tombamento ocorresse três dias após a sua aprovação.

Frisamos que a manutenção e cuidado dos bens que integram a memória e identidade histórica, arquitetônica e cultural da sociedade perpassa pela construção de políticas públicas não excludentes ou seletivas em todos os âmbitos da Administração Pública porque esta é uma responsabilidade coletiva. Não por acaso, Salvador possui, desde 2014, lei que estabelece normas de proteção e estímulo à preservação do patrimônio cultural da cidade, e que inclusive foi mencionada no decreto que tomba o imóvel.

Manifestamos o nosso apoio ao tombamento do prédio da Residência Universitária Masculina da Universidade Federal da Bahia, bem como a todas as iniciativas que defendam o interesse público em salvaguardar a cultura como bem social mais precioso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: CAU/BA
Publicado em 18 de agosto de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA e Rede Terra Brasil firmam parceria para evento inédito na Bahia

Destaques

Ex-Presidente e Conselheiro Federal do CAU/BA recebe comenda de Honra ao Mérito

Destaques

CAU/BA republica edital que disponibiliza R$ 257 mil reais para o fomento de ATHIS

Pular para o conteúdo