Destaques

CAU/BA e Fundação Mário Leal Ferreira dialogam sobre planejamento urbano e firmam aproximação

Dando continuidade a agenda institucional, o presidente do CAU/BA, Arq. Urb. Neilton Dórea reuniu-se na tarde de ontem (31) com a Arq. Urb. Tânia Scofield, presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), autarquia municipal cuja missão é contribuir para o desenvolvimento sustentável da cidade de Salvador por meio da elaboração de planos e projetos e da produção e gestão de informações urbanas visando a melhoria do ambiente urbano e a qualidade de vida das pessoas.

Na pauta, o CAU/BA manifestou a importância e a necessidade de dialogar com a gestão municipal acerca do planejamento da cidade. Em tempo, foi sugerido a realização de Concursos Públicos de Projetos, facilitando o acesso de arquitetos e urbanistas mais jovens e que não possuem empresas constituídas.

Neilton Dórea questionou também o destino das verbas públicas na execução das obras e o fato de não refletirem na qualidade das construções, demonstrando inadequações nos traçados urbanos, além de vícios e defeitos construtivos inadmissíveis técnica e materialmente.

A presidente da Fundação, arquiteta Tânia Scofield, enxerga possibilidade de realização dos concursos públicos e à possibilidade de o CAU/BA ter acesso aos materiais e aos projetos previstos de serem excetuados. Comprometeu-se em mediar com a secretária competente o processo de desfiguração cromática das Passarelas de Lelé, o que pode ter ocorrido por desconhecimento cultural e arquitetônico dos técnicos responsáveis.

Por fim, a produtiva reunião demarcou receptividade ao diálogo, com foco em construir uma cidade de melhor qualidade para seus habitantes, além de ter mantido abertos os canais para críticas e proposições e o apoio na aproximação do Conselho com as demais secretarias municipais.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: CAU/BA
Publicado em 01 de setembro de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo