Notícias

Carteiras profissionais dos arquitetos e urbanistas

Se você é arquiteto e urbanista, participe do censo e saiba como solicitar a sua carteira de identificação gratuitamente.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU abriu processo licitatório para emissão das carteiras de identificação profissional para os arquitetos e urbanistas com registro definitivo no Conselho. A carteira, gratuita, tem validade em todo o território nacional, sem prazo de vencimento, como comprovação do registro profissional e também como identificação civil, em substituição ao documento de RG. Será produzida em policarbonato e conterá chip com capacidade para armazenar informações do arquiteto e urbanista, bem como certificação digital.

Se você já tem registro definitivo no CAU, deverá seguir os passos abaixo para solicitar a sua carteira. Os arquitetos e urbanistas com registro provisório precisam primeiro remeter, via internet, seus diplomas de conclusão de curso de graduação para análise e liberação do registro definitivo pelo CAU.

1º PASSO: ATUALIZE SEUS DADOS NO SICCAU – VIA INTERNET

Entre no Sistema de Informação e Comunicação do CAU – SICCAU com seu login e senha habituais e acesse, de 22 de agosto a 30 de outubro (prorrogado), o ambiente de emissão da carteira profissional. Você será solicitado a confirmar seus dados e responder a uma pesquisa socioeconômica, que ajudará o Conselho a traçar o perfil dos arquitetos e urbanistas brasileiros, subsídio importante para a definição de políticas para o desenvolvimento da Arquitetura e Urbanismo no país.

Revise todos os dados, pois muitos cadastros encaminhados pelo conselho anterior estão incompletos ou com inconsistência nas informações. Observe, com especial atenção, a data do seu registro no antigo sistema, pois ela definirá a numeração definitiva do seu registro no CAU. Você precisará anexar os documentos, conforme explicado no SICCAU, para comprovação das informações.

2º PASSO: COLETA DE DADOS BIOMÉTRICOS – PRESENCIAL

Está sendo planejada a logística de campo para coleta presencial dos dados biométricos dos arquitetos e urbanistas – fotografia, assinatura e impressão digital. Os locais e prazos para esta segunda etapa da emissão das carteiras serão divulgados, em breve, no site. A previsão é que as carteiras sejam emitidas para os profissionais até 15 de dezembro.

“Contamos com o apoio e a participação de todos os arquitetos e urbanistas”, pede o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, e completa: “Estamos determinados a lutar pelo correto entendimento da importância da nossa profissão na ocupação do território, na construção da morada humana; pela universalização do acesso à Arquitetura e Urbanismo de qualidade; e tantas outras tarefas que, agora, estão em nossas mãos”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: CAU/BA
Publicado em 14/09/2012

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA ajuíza ação civil pública na Justiça Federal e obtém liminar que suspende leilão de terreno em bairro nobre de Salvador

Destaques

CAU/BA realiza visita técnica à sede da CODESAL

Destaques

COMUNICADO

Pular para o conteúdo