Notícias

Carnaval 2013: CAU/BA fiscaliza instalações de camarotes

instalação de camarotes em Salvador

Diante da chegada do CARNAVAL, o CAU/BA iniciou nesta semana  o Programa de Fiscalização do CARNAVAL 2013, contando com ações de diligências no percurso Barra-Ondina  e Campo-Grande. O objetivo é levantar, analisar e implementar cruzamentos de dados, com vistas a identificar os profissionais Arquitetos e Urbanistas que atuam profissionalmente com atividades vinculadas a Folia no mencionado no período.

A finalidade é prevenir e orientar os profissionais e a sociedade  identificando atribuições. Certo é que ao arquiteto e urbanista lhe é assegurado a elaboração dos projetos e montagens das estruturas dos camarotes, bem como responsabilizar-se e por projeto e execução elétrica de baixa tensão, além da  elaboração do  Plano de Segurança para Situações de Pânico –PSSP, em conformidade com o quanto disposto na Lei nº 12.378/2010.

Vale ainda informar que para licenciamento dos Camarotes, a SUCOM exige o Registro de Responsabilidade Técnica – RRT para atividades cuja responsabilidade é do arquiteto e urbanista.

Numa de suas diligências iniciais, o CAU/BA visitou o CAMAROTE do PIDA, construído sobre o Posto de Combustível “ALÉ” da rede “Menor Preço”, o mesmo noticiado pela imprensa  soteropolitana. A visita teve por fim identificar a participação de arquitetos e urbanistas na montagem daquela estrutura, bem como na prevenção de acidentes, em conformidade com as Normas Brasileiras de Segurança vigentes e atribuições asseguradas ao profissional da Arquitetura, em decorrência da Lei nº 7.410/85.

O CAU/BA emitirá Relatórios de Constatação e de Analise de Dados, ou implementará Notificações no exercício da  sua Fiscalização, além de desencadeamento de processos éticos, para hipóteses infracionais praticadas por profissionais e empresas do segmento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: CAU/BA
Publicado em 01 de fevereiro de 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA e Rede Terra Brasil firmam parceria para evento inédito na Bahia

Destaques

Ex-Presidente e Conselheiro Federal do CAU/BA recebe comenda de Honra ao Mérito

Destaques

CAU/BA republica edital que disponibiliza R$ 257 mil reais para o fomento de ATHIS

Pular para o conteúdo