Notícias

Brasil já tem 106 mil arquitetos e urbanistas

Brasil já tem mais de 100 mil arquitetos

Em 14 de agosto, o CAU registrou 106.038 arquitetos e urbanistas ativos no país – aqueles que já tiveram algum tipo de interação com o SICCAU Corporativo, através de emissão de certidão, RRT ou qualquer outro serviço que o sistema presta à sua comunidade.

Como já havia sido constatado no Censo dos Arquitetos  e Urbanistas, a maioria deles (58.607) vive na Região Sudeste. A região Sul possui 22.089 arquitetos, enquanto 8.528 estão no Centro-Oeste, 3.665 no Norte, e 13.149 no Nordeste.

Os arquitetos e urbanistas estão concentrados em 2.120 dos 5.570 municípios brasileiros. Esses 2.120 municípios concentram 79% da população brasileira, ou cerca de 150, 5 milhões  de habitantes.

No entanto, sua atuação profissional atinge um número bem maior de cidades: 4.825 municípios brasileiros.  Ou seja, os arquitetos e urbanistas brasileiros residem em 38%  dos municípios, mas atuam em 87% deles. O Brasil registra hoje um índice de 0,55 arquiteto por cada grupo de mil habitantes, relação semelhante àquela dos países desenvolvidos.

Os dados podem ser acessados por todos os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo da Federação, através do Sistema de Inteligência Geográfica do CAU, o IGEO.

Fonte: CAU/BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo