Destaques

Bienal de Veneza abre convocatória para projetos. Inscreva-se até 19 de janeiro!

Participação brasileira na 16ª Mostra Internacional de Arquitetura

 

Pavilhão do Brasil na Bienal de Veneza 2014. Foto: Nico Saieh

 

Sob curadoria dos arquitetos Gabriel Kozlowski, Laura González Fierro, Marcelo Maia Rosa e Sol Camacho, selecionados pela Fundação Bienal de São Paulo para compor a participação oficial do Brasil na 16ª Mostra Internacional de Arquitetura – Bienal de Veneza, a mostra Muros de Ar irá ocupar o Pavilhão do Brasil no evento com duas frentes expográficas. A primeira consiste em uma exposição de desenhos cartográficos gerados a partir de pesquisas e parcerias com colaboradores, consultores, pesquisadores e instituições. A segunda, em uma iniciativa inédita na história das representações do país no evento, é composta por uma mostra de projetos selecionados por meio de convocatória pública.

 

Conforme propõe o coletivo de arquitetos curadores, a mostra Muros de Ar pretende investigar o muro como um elemento da arquitetura, da cultura e da identidade brasileira, e vê no ato de sua transposição um convite ao convívio e à multiplicidade. Dessa forma, a proposta curatorial busca iniciativas que envolvam os temas do muro e da divisão, como instrumentos de negociação entre situações urbanas antagônicas e agudas.

 

“Procuramos respostas que lidem com as barreiras e os limites presentes nas cidades, expondo a indissociável necessidade de projetá-las. Evidenciando as divisões existentes entre o espaço público e o privado, quer seja pela demanda de clientes, segurança, contexto ou fatores culturais, os projetos que pretendemos expor precisam apresentar diretamente os enfrentamentos dessas condições”, explicam os curadores.

 

O regulamento da convocatória e o formulário para a inscrição de projetos está disponível no site www.murosdear.org.br . As inscrições devem ser feitas entre os dias 19 de dezembro e 19 de janeiro de 2018. Os projetos selecionados serão divulgados em 31 de janeiro de 2018 no mesmo site e nos perfis sociais da Fundação Bienal de São Paulo.

 

Serviço

Pavilhão do Brasil na 16. Mostra Internacional de Arquitetura – Bienal de Veneza
Comissário: João Carlos de Figueiredo Ferraz, Presidente da Fundação Bienal de São Paulo
Curadoria: Gabriel Kozlowski, Laura González Fierro, Marcelo Maia Rosa e Sol Camacho
Título da exposição: Muros de Ar
Local: Pavilhão do Brasil
Endereço: Giardini Castello, Padiglione Brasile, 30122 Veneza, Itália
Data: 26 de maio a 25 de novembro de 2018
www.murosdear.org.br

 

Fonte: CAU/BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo