Destaques

Arquiteto esloveno Joze Plecnik é tema de exposição em Brasília

Mostra é promovida pela Embaixada da Eslovênia e tem apoio do CAU/BR e do IAB/DF

 

A composição arquitetônica da capital da Eslovênia, Liubliana, tem a indiscutível marca de Jože Plečnik. A influência do arquiteto na cidade é tão grande que ela é apelidada pelos eslovenos como “A Liubiana de Plečnik”. É esse o título a exposição em homenagem a ele, que fica em cartaz de 28 de setembro a 13 de outubro no Palácio do Buriti, sede do Governo de Brasília. Depois, segue para a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB), onde fica aberta à visitação entre os dias 1º e 18 de novembro.

 

Entrada do Cemitério Žale é uma das obras mais marcantes de Plečnik na capital eslovena (Foto: Município de Liubliana)

 

Inspirado pela arquitetura ateniense, o trabalho de Plečnik também pode ser visto em cidades como Praga, na República Checa; Viena, na Áustria; e Belgrado, na Sérvia. Plečnik é considerado um dos maiores arquitetos da história do leste europeu e do século XX. Prova disso é que diversas obras do esloveno foram indicadas para tombamento como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 2018.

 

“Plečnik é o maior arquiteto esloveno dos todos os tempos. Ele tem a mesma importância para a Eslovênia e a capital Liubliana que Oscar Niemeyer tem para Brasília e o Brasil”, afirma Mojca Grandovec, oficial de cultura, comunicação e relações-públicas da Embaixada da Eslovênia. “Independentemente dos estilos de arquitetura do começo do século 20, ele desenvolveu o seu próprio estilo, atemporal e cheio de simbolismo. A sua Arquitetura oferece as soluções universais e ainda é atual”, afirma a diplomata.

 

Igreja do Santíssimo Coração do Nosso Senhor, em Praga, projetada por Plečnik (Foto: Jynto/Flickr)

Igreja do Santíssimo Coração do Nosso Senhor, em Praga, projetada por Plečnik (Foto: Jynto/Flickr)

 

A mostra, que já foi apresentada em vários países, é promovida pela Embaixada da Eslovênia e marca os 145 anos de nascimento e 60 anos de morte do artista. A exposição celebra ainda os 25 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre a Eslovênia e o Brasil. Depois de Brasília, fica em cartaz em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

 

Além da exposição, em colaboração com o CAU/BR e com o IAB/DF, a Embaixada organizou palestras sobre o arquiteto em várias faculdades de Arquitetura e Urbanismo da capital federal, como as do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e da Universidade Católica de Brasília (UCB).

 

 

Fonte: CAU/BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo