Destaques

Aniversário de Salvador: primeira capital do país completa 472 anos

29 de março, Salvador completa 472 anos.

Sempre lembrada por sua inegável beleza natural, Salvador, que já foi a primeira capital do país, aniversaria novamente sob os efeitos da pandemia.

Com população aproximada de 2.886.698 de pessoas (dados estimados  pelo IBGE em 2020), a capital baiana enfrenta problemas típicos de qualquer metrópole e é natural que, sobre essa data, também recaia a reflexão sobre como a cidade mais populosa do Nordeste se prepara para os novos tempos que já estão sendo desenhados.

São muitos aspectos a serem observados para que, além dos atributos naturais, Salvador seja uma cidade menos desigual para as pessoas. Índices revelam que apenas 39,5% dos domicílios urbanos estão em vias públicas com arborização e apenas 35% dos domicílios estão em vias um urbanização adequada, ou seja, contam com a presença de bueiros, calçadas, pavimentação e meio-fio, números que ainda surpreendem. 

Em Salvador, são 4.210 profissionais de Arquitetura e Urbanismo, ou seja, um(a) arquiteto(a) e urbanista para 685 habitantes, pensando a cidade em seus muitos vieses: planejamento e mobilidade urbana, paisagismo, acústica, sustentabilidade, acessibilidade, mobiliário urbano, ambientes de saúde e educação, cultura, espaços de convivência, habitação social…

Parabenizamos Salvador, desejando que, em um breve espaço de tempo, a Arquitetura e Urbanismo possam chegar cada vez mais às pessoas. Que seja possível contemplar os cantos e recantos dessa cidade com mais humanidade e menos diferenças. Que Salvador possa ser, verdadeiramente, uma Feliz Cidade!

 

 

 

 

Fonte: CAU/BA
Publicado em 29 de março de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA e Rede Terra Brasil firmam parceria para evento inédito na Bahia

Destaques

Ex-Presidente e Conselheiro Federal do CAU/BA recebe comenda de Honra ao Mérito

Destaques

CAU/BA republica edital que disponibiliza R$ 257 mil reais para o fomento de ATHIS

Pular para o conteúdo