Destaques

A importância do censo dos arquitetos e urbanistas

Atualizar os dados no Sistema de Informação e Comunicação do Conselho de Arquiteto e Urbanismo – SICCAU (http://servicos.caubr.org.br) e preencher a pesquisa socioeconômica constitui a primeira etapa do processo de emissão da nova identidade profissional do arquiteto e urbanista.

A atualização cadastral é necessária porque muitos cadastros encaminhados pelo conselho anterior estão incompletos ou com inconsistências nas informações. Em seguida, responda ao formulário do censo, que leva apenas 10 a 15 minutos para ser preenchido, sendo que o sigilo individual será preservado.

A pesquisa socioeconômica objetiva identificar o perfil do arquiteto e urbanista e a natureza da profissão no Brasil, o que vai subsidiar o Conselho na definição de políticas para o desenvolvimento da Arquitetura e Urbanismo no país.

Seguem alguns exemplos de aplicação das informações do censo:

  • Política salarial da categoria;
  • Profissionais de outras áreas desenvolvendo atividades de atribuição exclusiva dos arquitetos e urbanistas;
  • Identificação da geografia dos profissionais no país, além da mobilidade para subsídio da conferência das Instituições de Ensino;
  • Visão mais abrangente da fiscalização, que transcende a questão operacional e se transforma em modelo de qualificação da Arquitetura e Urbanismo no país;
  • Fornecimento aos CAU/UF de visão da classe para políticas específicas.

Para o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, “o momento é bastante significativo, não só por entregarmos um produto de identificação de alta qualidade de forma gratuita para os profissionais, mas é também uma oportunidade única para levantar informações condizentes com a situação atual da profissão no país”.

O ouvidor geral do CAU/BR, José Eduardo Tibiriçá, completa: “nunca foi feita uma pesquisa para conhecer os nossos profissionais e é isto que pretendemos agora que temos um Conselho exclusivo para os arquitetos e urbanistas, conhecermos o nosso conjunto para podermos nos aproximar e termos um CAU cada vez mais útil para todos”.

A etapa da atualização cadastral termina com a impressão da Declaração de Veracidade das informações, que o profissional deverá apresentar, devidamente assinada, no atendimento presencial para coleta dos dados biométricos, juntamente com seus documentos pessoais e cópia autenticada somente dos documentos alterados no cadastro.

Confira o passo a passo para solicitar a carteira de identidade profissional do CAU:http://www.caubr.gov.br/?p=2936

Confira os postos de atendimento para coleta dos dados biométricos: http://www.caubr.gov.br/?p=2958

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em 26 de outubro de 2012

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA ajuíza ação civil pública na Justiça Federal e obtém liminar que suspende leilão de terreno em bairro nobre de Salvador

Destaques

CAU/BA realiza visita técnica à sede da CODESAL

Destaques

COMUNICADO

Pular para o conteúdo