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3 dicas para cobrar mais pelo serviço de arquitetura.

Imagem: Pixabay

 

Sim, este é o grande desafio de todo arquiteto e urbanista. E o objetivo deste conteúdo é trazer dicas que contribuam para que você consiga melhores resultados já.

Quando se fala em prestação de serviços, cobrar o valor que realmente merecemos sempre é uma grande dificuldade, e com o Arquiteto não é diferente. Essa situação se agrava com os recém-formados, que têm pouca experiência e quase nenhum reconhecimento no mercado. Mas tudo isso pode mudar e você pode sim conseguir cobrar mais caro por seus serviços. Para isso, você precisa se tornar mais conhecido ou melhor, mais desejado no mercado.

Mas a grande pergunta é: como eu posso conseguir essa façanha? 
Em seguida, apresentamos três dicas que você pode implementar ainda hoje.


#1 Tenha presença digital para construir autoridade.

O mundo digital nos permite ter uma presença massiva no mercado. Desta forma, dominar as redes sociais é de fundamental importância para se criar autoridade. Publique projetos, fotos dos serviços prestados, vídeos com depoimentos de clientes e também conteúdos que ajudem os seus potenciais clientes a resolver os problemas que eles têm. Assim, quando você apresentar a sua proposta a um cliente, ele já terá referências suas no mercado. Lembre-se que hoje o cliente tem à mão uma arma bastante poderosa a seu favor, que é a internet e ele busca referência primeiro por lá.


#2 Construa uma proposta irresistível.

Outra forma de você conseguir cobrar mais caro pelos seus serviços é construir uma proposta irresistível. Todos os arquitetos já têm um modelo padrão de proposta, praticamente com os mesmos itens. A ideia aqui é surpreender o cliente oferecendo a ele algum benefícios que os outros não pensaram em entregar. Há pouco tempo, fiz a mentoria com uma jovem arquiteta e ela amava fotografia, tinha equipamento profissional e já havia realizado diversos cursos na área. Desenvolvemos nossa proposta irresistível e como bônus ofertamos uma sessão profissional de fotografias do imóvel. Esse foi o elemento chave que vez o cliente fechar o contrato, já que ele pretendia alugar o imóvel e precisaria de fotos profissionais. Claro que você poderá apresentar propostas muito mais interessantes, mas pense primeiro no valor que você precisa gerar para seu cliente.

Existem diversas formas de encantar o cliente gerando valor na vida dele, assim, ele praticamente não terá como comparar a sua proposta com a do seu concorrente, porque a sua certamente gera mais valor. Mas pra isso, você tem que conhecer um profundidade seus desejos, valores, medos etc.


#3 Participe de concursos ou projetos sociais.

Outra forma de se tornar mais conhecido e construir autoridade é participando de concursos e/ou executando projetos em obras sociais. Assim, você pode divulgar os prêmios e o resultado do seu trabalho. Esse tipo de evento traz bastante publicidade e, de certa forma, você estará em evidência, além de poder falar para os seus futuros clientes os seus feitos. Certamente, o cliente terá mais interesse em profissionais premiados ou que defendem uma causa social. Claro que você deve estar pensado nos valores de referência de honorários, sim, com certeza existem, mas será que os maiores arquitetos no país têm o mesmo preço que o seu?

Cobrar mais caro por serviço será sempre um grande desafio, mas acredito que se fizermos um pouco dessas três dicas acima, será muito mais fácil não somente o fechamento do contrato, como também possibilitar o aumento no valor dos honorários.

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Pensando nessas questões, o CAU/BA, em parceria com o coaching de inovação Litelton Pires, preparou o Workshop Potencialize Sua Carreira Aprendendo Táticas de Marketing e Vendas para Atingir mais Resultados. Ele irá ocorrer nos dias 22 e 23 de março e com certeza você não vai querer ficar fora dele.

Temos certeza que será uma experiência incrível e intensa.  Serão dois dias que vão alavancar a sua carreira e o seu escritório de uma vez por todas.  Uma experiência que vai te transformar em um arquiteto empreendedor.

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