Destaques

5º Fórum de Presidentes discute usos e conservação do patrimônio arquitetônico

 

Aconteceu hoje na cidade de São Luís (MA) a quinta edição do Fórum de Presidentes dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo das Unidades Federativas, evento que visa incentivar a troca de ideias e experiências entre os gestores de todas as autarquias.  O tema “Uso e Conservação do Patrimônio Arquitetônico em Centros Históricos” foi escolhido para nortear as discussões. Gilcinéa Barbosa, presidente do CAU/BA, marcou presença no Fórum. 

 

Gilcinéa Barbosa, presidente do CAU/BA, e Marcelo Machado Rodrigues, presidente do CAU/MA

 

A programação contemplou debates, palestras e manifestações culturais do Maranhão. O arquiteto e urbanista Ronald de Almeida Silva abriu os trabalhos, com a palestra “Centro de São Luís: da sua história ao tombamento como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco”. Em seguida, os arquitetos José Marcelo do Espírito Santo e Luís Eduardo Paim Longhi, conselheiros do CAU/MA, falaram sobre a reabilitação do centro histórico da capital maranhense.

No período da tarde, Dora Monteiro e Silva de Alcântara, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, retomou as atividades abordando a arquitetura e azulejaria do Maranhão. “O Papel do Arquiteto no trabalho de Conservação e Reabilitação do Patrimônio Arquitetônico” foi o tema conduzido pela coordenadora da Comissão de Patrimônio Cultural do CAU/SP, Maria Rita S. de Paula Amoroso. Fechando os debates, a gerente especial de Planejamento e Gestão Estratégica do CAU/MG, Rita Gomes Lopes, trouxe para discussão a pauta “Monitoramento e Fiscalização Preventiva em Núcleos Urbanos Tombados”.

O fórum foi encerrado com a apresentação de dois grupos de bumba-boi: Brilho da Ilha (Sotaque de Orquestra) e Maracanã (Sotaque da Ilha).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo