Destaques

1º de maio: data é marcada por adaptações provocadas pela pandemia

 

 

O dia 1º de maio de 1886 ficou marcado por uma grande manifestação de trabalhadores na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, que reivindicavam melhores de condições de trabalho e redução da jornada, que ultrapassavam, em alguns casos, 17 horas diárias. Em confronto com a polícia local, parte dos manifestantes foram mortos e feridos. Por isso, a data foi escolhida para celebrar o Dia Internacional do Trabalho.

Aqui no Brasil, apesar das homenagens e festejos durante as décadas seguintes (1890, 1900, 1910), a data só foi oficializada como Dia do Trabalho em 1925, durante o governo Artur Bernardes.

Para enfrentar a crise sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), empresas e profissionais de diversos setores precisaram passar por um processo de adaptação a uma nova rotina de trabalho, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde no intuito de evitar aglomerações e a proliferação do vírus.  

É o caso de Milena Chaves, gerente de fiscalização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU/BA). As atividades de sua função continuam sendo exercidas, mas no regime de teletrabalho, medida adotada pelo CAU/BA desde o mês de março, para evitar a exposição dos funcionários e profissionais ao Covid-19.

“Toda mudança traz desafios e dificuldades. Pelo motivo que causou a adoção desse regime de teletrabalho, que foi essa pandemia, essa mudança acabou sendo muito abrupta. Mas conseguimos em pouco tempo nos equipar com o mínimo necessário para desenvolver o nosso trabalho remotamente”, disse a arquiteta. Milena relata também algumas dificuldades na mudança do ambiente de trabalho: “A falta de acesso a alguns documentos físicos, a ausência de conforto adequado” são alguns pontos indicados pela gerente de fiscalização.

Mas, apesar dos desafios, a arquiteta e urbanista ressalta a oportunidade de crescimento pessoal e profissional que a mudança de ambiente de trabalho oferece ao profissional. 

“Tem muitos pontos positivos. Evita o stress e o tempo gasto com deslocamento. Poder trabalhar perto da família e, principalmente, como em toda crise, tem a questão do crescimento pessoal, de buscar alternativas para solucionar problemas, criando estratégias adaptadas a um novo contexto. Estamos lidando bem com a questão da comunicação, não tenho encontrado problemas”, pontuou Milena.

O Plenário do CAU/BA aprovou a prorrogação do regime de teletrabalho até o dia 30 de maio, passível de reapreciação a depender das recomendações do Governo do Estado da Bahia. A decisão foi baseada na expectativa de que o mês de maio ainda represente o pico de contaminação da população. Em Salvador, o último decreto da Prefeitura Municipal determina o fechamento de estabelecimentos comerciais, exceto mercados e farmácias, até o dia 4 de maio, com probabilidade de renovação.

Em meio a esta conjuntura adversa, algumas categorias estão na linha de frente, em esforço coletivo para preservação da vida e para a manutenção dos serviços essenciais. Especialmente nesta data, expressamos nossos votos de agradecimento e respeito a todos estes profissionais que, apesar da complexidade do contexto, mantém a responsabilidade do cumprimento dos seus ofícios, apesar do risco, da insegurança e do medo em prol do coletivo.

Fonte: CAU/BA
Publicado em 01 de maio de 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo