Destaques

17 de agosto, Dia Nacional do Patrimônio Histórico.

PATRIMÔNIO.

Bem  ou conjunto de bens, materiais, naturais ou imateriais, reconhecidos por sua importância cultural. Aquilo que constrói memória. Herança. História.

No dia 17 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, em homenagem ao nascimento do advogado e jornalista Rodrigo Melo Franco de Andrade, primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (IPHAN) e protetor dos bens patrimoniais do país.

 

Vale destacar, como marco simbólico desta data, o acordo de cooperação firmado pelo CAU/BA, CAU/MG e CAU/PE que resultou na promoção do Concurso de Ideias “Desafios do Patrimônio Cultural”, cuja proposta é incentivar o uso inovador e sustentável de monumentos e sítios arquitetônicos com o propósito de gerar valor através da restauração e de adaptações responsáveis. Confira aqui o edital.

Na Bahia, encontram-se importantes conjuntos urbanos tombados, onde é possível perceber as transformações do país através da expressão da identidade de cada período histórico. Cidades como Cachoeira, São Félix, Lençóis, Monte Santo, Mucugê, Porto Seguro, Salvador, dentre outras, possuem seus conjuntos arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos reconhecidos pela importância cultural que possuem na formação do Brasil.

E você, como interage com o patrimônio histórico cultural da sua cidade? Possui algum registro em monumentos importantes na Bahia? Publique no seu instagram e marque @caubahiaoficial. Vamos republicar as melhores fotos.

 

Publicado em 16/08/2019.

 

MAIS SOBRE: Destaques Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo