Destaques

17 de agosto: Dia Nacional do Patrimônio Histórico

Hoje é Dia Nacional do Patrimônio Histórico!

A data, integrada ao calendário em 1998, homenageia o jornalista e advogado Rodrigo Melo Franco de Andrade, primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e um dos responsáveis pela criação do órgão, além de defensor da preservação da memória cultural brasileira.

O Patrimônio Histórico e Cultural é o conjunto de bens materiais, imateriais, ou naturais construídos ou preservados ao longo do tempo. Através dele, nos é permitido, enquanto cidadãos, conhecer a cultura, a arte, as tradições, costumes e a história de um povo. Preservar o Patrimônio Histórico é assegurar o fortalecimento da identidade nacional e o direito à memória, para que a nenhuma geração seja subtraído o direito de acesso e de interação com os bens culturais que constroem a identidade do seu povo.

A Arquitetura e Urbanismo está diretamente implicada na tarefa de zelar pela preservação do patrimônio histórico. Além de integrar o rol de atribuições de arquitetos e urbanistas, a atividade de projetar, acompanhar e fiscalizar a restauração de patrimônios arquitetônicos e urbanísticos dialoga com a relação memória-história, respeitando o contexto espacial onde a obra está inserida e os usos diretos e indiretos pela coletividade.

Na Bahia, temos muitos exemplos de bens que integram o Patrimônio Histórico-Cultural brasileiro. Do Centro Histórico de Salvador à Vila de Igatu, de Cachoeira a Porto Seguro, de Lençóis a Itaparica, há muito o que (re)conhecer como parte da nossa identidade enquanto cidadão. Além destes conjuntos urbanos tombados, temos o ofício das baianas de acarajé e dos mestres de capoeira, o samba de roda do Recôncavo e a Festa do Senhor do Bonfim ilustrando a relevância do Patrimônio Cultural Imaterial do nosso país. Elementos totalmente integrados à nossa vida e ao cotidiano de nossas cidades e que justificam os movimentos e ações que têm por finalidade salvaguardar a integridade desses bens.

Para celebrar este dia 17 de agosto, fica um convite: (re)visite sua cidade, (re)veja o que nela pulsa de cultura, de história, de movimento, de vida!

Abaixo, vamos deixar uma cartilha dos bens tombados pelo IPHAN, integrantes do patrimônio baiano, por categoria, e que, certamente, fazem parte da sua rotina e história de alguma forma.

Aproprie-se!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: CAU/BA
Publicado em 17 de agosto de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo