Notícias

Conselho de Arquitetura da Bahia faz vistoria de acessibilidade no HGE

Para lembrar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia – CAU/BA, fez, na sexta-feira (20), uma vistoria de acessibilidade no Hospital Geral do Estado (HGE). A ação que tem como objetivo verificar as condições de empreendimentos de utilização pública, o acesso e as respectivas dependências e mobiliários, pretende alertar os gestores sobre as situações que, adaptadas, possam dar condições de alcance, segurança e autonomia para pessoas com deficiências ou com mobilidade reduzida.

A vistoria foi feita durante toda a manhã da sexta-feira, verificando desde o entorno do hospital, começando pelo ponto de ônibus da Avenida Vasco da Gama, vias de acesso e estacionamento, à parte interna da instituição. A equipe responsável pela vistoria, vai encaminhar relatório para a direção do HGE e para a Secretaria Estadual de Saúde, apontando as irregularidades observadas e recomendando as devidas adequações conforme a Legislação vigente.

Segundo dados do IBGE, a Bahia possui 1,2 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência e na Capital, a estimativa é de que 450 mil pessoas, quase 17% da população, possuem algum tipo de deficiência. O Hospital Geral do Estado foi escolhido pelo Conselho de Arquitetura para a primeira vistoria por ser um local de movimento intenso, onde a Acessibilidade se torna imprescindível. A emergência do HGE é de alta complexidade, com atendimento para toda a Região Metropolitana de Salvador e interior do Estado, chegando a receber, em média, 300 pacientes por dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Destaques

Treinamento técnico promovido pelo CAU/BR reúne membros da CED de todo o país

Pular para o conteúdo