Notícias

Chamada para a X Bienal Iberoamericana de Arquitectura y Urbanismo

A Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo (BIAU) é uma iniciativa do Governo da Espanha, em colaboração com diversas instituições ibero-americanas, consolidada após a realização de nove edições anteriores, como uma das referências fundamentais para compreender a situação atual e prospectiva da arquitetura e do urbanismo na comunidade ibero-americana. As inscrições de obras pode ser feita até 18/01, de teses até 22/01, de publicações e vídeos até 22/02.

As principais atividades da Bienal giram em torno ao reconhecimento e difusão das carreiras profissionais mais relevantes, as obras de arquitetura e urbanismo mais significativas, as melhores publicações, as pesquisas mais sobresselentes e as melhores ideias de arquitetos e estudantes de arquitetura. A seleção, realizada por júris representativos em cada tema, será exibida no catálogo e nas exposições correspondentes.

A X Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo celebrar-se-á na cidade de São Paulo, Brasil, em julho de 2016 com um Programa Acadêmico de atividades, que incluirá a apresentação dos trabalhos selecionados nas distintas categorias da convocatória, uma série de conferências magistrais, palestras especializadas e mesas de debate articuladas em torno ao tema da X BIAU.

A BIAU pretende ser uma plataforma estável de debate, reflexão, troca de experiências e relação entre profissionais da arquitetura e do urbanismo dos 22 países participantes, de ambos os lados do Atlântico. A Bienal também é um instrumento para a criação de pensamento crítico e uma aproximação dos valores da Arquitetura e do Urbanismo aos cidadãos e ao conjunto da sociedade em geral. Para isso, durante os dois anos seguintes à celebração da Bienal em São Paulo, será proposto um programa para atender a este objetivo, que acompanhe e complemente o movimento da exposição dos trabalhos premiados pelas cidades de ambos os continentes.

Deslocamentos, lema da X BIAU em São Paulo 2016

Os deslocamentos das pessoas historicamente deram lugar a transformações das cidades e dos territórios, nas quais não contam só os edifícios.

Estas transformações se produzem dentro do complexo campo configurado por forças de significados muito diferentes e que vão dos movimentos das pessoas, causadas pelas migrações do meio rural às novas megalópoles, aos movimentos que supõem o abandono dos centros urbanos. A combinação dessas forças com outros movimentos, como a mudança dos modelos econômicos urbanos, traz consigo novas necessidades, como a renovação e ampliação das cidades e a ordenação integral do território.

A arquitetura e o urbanismo são as ferramentas adequadas para canalizar soluções, tanto materiais como conceituais, que vão da imensa escala territorial até a mais elementar construção de alojamento. A Bienal Ibero-americana deve prestar contas de quanto sucesso se obteve nesse sentido, por arquitetos e instituições no amplo e heterogéneo espaço dos lugares e sociedades que abarca.

Calendário

A convocatória da X BIAU é aberta e pública, anunciando-se através do sítio www.bienalIberoamericana.org, além de outros meios de comunicação, administrações públicas, conselhos e associações profissionais, escolas e faculdades de arquitetura. Os interessados em apresentar obras, publicações e trabalhos de investigação poderão enviar seus trabalhos através do sítio da BIAU seguindo o calendário seguinte:

 

  • Obras e Prêmio Ibero-americano: até as 24:00 horas (hora local do lugar de envio) do dia 18 de janeiro de 2016.
  • Publicações e Vídeos: Data limite para enviar as teses de doutoramento e a documentação digital das publicações até as 24:00 horas do dia 22 de janeiro de 2016. Data limite para enviar a documentação física das publicações até as 24:00 horas do dia 22 de febreiro de 2016.
  • Teses de Doutoramento: até as 24:00 horas (hora local do lugar de envio) do dia 22 de janeiro de 2016.

 

As obras, uma vez apresentadas, serão selecionadas em cada país ou âmbito territorial por um Comitê de Seleção do qual fará parte o Curador. A lista de obras selecionadas pelo Comitê será enviada à Secretaria Permanente da Bienal Ibero-americana na Espanha, antes do dia 15 de março de 2016.

 

As teses de doutoramento e publicações serão enviadas diretamente à Secretaria Permanente, para sua avaliação por parte do Júri correspondente.

Os Júris de Obras, Publicações, Teses de doutoramento e Prêmio Ibero-americano de Arquitetura e Urbanismo reunir-se-ão em Madri em abril de 2016. O resultado das deliberações será publicadodurante o mês de abril de 2016.

Datas principais

Novembro 2015Lançamento da convocatória.

18/01/2016: Data limite para enviar as propostas de obras e candidatos ao Prêmio Iberoamericano de Arquitetura e Urbanismo

22/01/2016Data limite para enviar as teses de doutoramento e a documentação digital das publicações.

22/02/2016Data limite para enviar a documentação fisica das publicações.

15/03/2016Data limite para que os Curadores remetam a seleção de obras à Secretaria da BIAU e para a recepção das publicações na Secretaria da BIAU.

Abril 2016: Reuniões dos Júris de Obras, Publicações, Teses de doutoramento e Prêmio Iberoamericano de Arquitetura e Urbanismo.

Abril 2016: Publicação das deliberações dos Júris.

Julho 2016: Celebração da X BIAU em São Paulo, Brasil.

 

Prêmios e categorias

Prêmio Ibero-americano de Arquitetura e Urbanismo

Participantes

O Prêmio Ibero-americano de Arquitetura e Urbanismo é um reconhecimento ao labor de um (a) profissional da arquitetura e/ou urbanismo, que de forma individual ou coletiva, destaque-se pela promoção e defesa dos valores relacionados com a arquitetura e o urbanismo.

Esse trabalho exemplar estará diretamente relacionado com a arquitetura e/ou com o urbanismo e nele haverá que destacar seus aspectos estéticos, funcionais, técnicos, sociais, econômicos e meioambientais.

Pode tratar-se de obra construída, planejamento, conservação e restauração do patrimônio, produção de conhecimento ou compromisso social.

Prêmio

O Prêmio Ibero-americano será único e consistirá em um diploma acreditador e um objeto comemorativo que será entregue durante a celebração do evento, num ato público convocado com esta finalidade e dotado da transcendência e solenidade adequadas. Além disso, o prêmio aparecerá no Catálogo da BIAU e na sua Exposição.

Documentação, forma e prazo de envio de propostas

As candidaturas do Prêmio Ibero-americano de Arquitetura e Urbanismo poderão ser apresentadas por:

  • Associações profissionais de arquitetos e urbanistas.
  • Escolas ou Faculdades de arquitetura e urbanismo.
  • Administrações públicas.
  • Instituições com acreditada vinculação com a arquitetura e o urbanismo.
  • No mínimo, 15 arquitetos latino-americanos, espanhóis ou portugueses.

Através de um formulário eletrônico encontrado no sítio www.bienaliberoamericana.org antes de 18 de janeiro de 2016, com a seguinte documentação:

 

I. Curriculum vitae do candidato (formato .pdf com tamanho máximo de 10 MB).

II. Folha-resumo que reúna sua trajetória profissional ou as atuações mais destacadas.

III. Carta de apoio à candidatura da entidade, associação, escola, administração pública ou grupo de 15 arquitetos que a apresenta.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA e Rede Terra Brasil firmam parceria para evento inédito na Bahia

Destaques

Ex-Presidente e Conselheiro Federal do CAU/BA recebe comenda de Honra ao Mérito

Destaques

CAU/BA republica edital que disponibiliza R$ 257 mil reais para o fomento de ATHIS

Pular para o conteúdo